Para comemorar os 100 anos de criação da Arquidiocese de Fortaleza, o arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques anunciou a realização do Ano da Esperança a partir da Solenidade de Cristo Rei.
De acordo com o arcebispo, o ano festivo será orientado pela encíclica do Papa Emérito Bento XVI, Spe Salvi - Salvos pela Esperança, seguindo os “estímulos missionários” do Papa Francisco.
A abertura oficial do Ano da Esperança será realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza, juntamente com a missa de encerramento do Ano da Fé, no dia 22 de novembro de 2013, sexta-feira, às 19h.
“Após celebrarmos o Ano da Fé, estaremos iniciando na Arquidiocese de Fortaleza um Ano da Esperança, nas comemorações do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza”, destacou o arcebispo em artigo.
A celebração deve ocorrer também, de forma especial, nas paróquias da arquidiocese no dia da Solenidade de Cristo Rei, dia 24 de novembro. “As paróquias e comunidades todas da Arquidiocese de Fortaleza também façam o encerramento do Ano da Fé, em comunhão com o Santo Padre e com toda a Igreja”, indicou dom José.
Outras atividades ainda devem ser propostas pela arquidiocese para a comemoração jubilar da criação da arquidiocese.
A Diocese do Ceará foi elevada a arquidiocese no dia 10 de novembro de 1915, com a Bula ‘Catholicae Religionis Bonum’ do Papa Bento XV. A Diocese do Ceará foi criada em 1853 por um decreto do Imperador Dom Pedro II. No ano seguinte, em 6 de junho de 1854, o papa Pio IX expediu a Bula 'Pro animarum salute', criando a diocese cearense.
Naquele tempo, as dioceses só podiam ser criadas pelo papa após o decreto imperial. A bula papal só foi oficializada em 1860, depois de sete anos de briga entre o Vaticano e o Estado brasileiro.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário