Dubai é um emirado no deserto onde até as flores chegam de avião a jato.
Dubai Shopping Festival, um paraíso de compras a preços atrativos. (Foto: Arquivo) |
Por Luiz Sérgio Toledo*
No mundo, todo o comércio é cheio de datas inventadas para manter os consumidores comprando, mesmo quando não há motivo para gastar dinheiro. Datas como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, estrategicamente distribuídas ao correr do ano, mantém o comércio ativo, produzem empregos e trazem um pouco de alegria para a população.
Dubai é um emirado no deserto, onde nada (ou pouco) cresce e as frutas, legumes e 90% da comida e dos bens de consumo são importados e chegam diariamente de avião. Dubai importa principalmente da Índia, China e Estados Unidos. Flores chegam à jato todos os dias da Holanda, frutas da Índia, carne da Austrália, Nova Zelândia e também um pouco do Brasil.
Os Emirados têm uma reserva de petróleo de cerca de 98 bilhões de barris, a terceira maior reserva do Oriente Médio, só que 92 bilhões são de Abu Dhabi e apenas 4 bilhões de barris são de Dubai. É claro que o petróleo não é o responsável pela explosão econômica de Dubai nos últimos 20 anos. Embora a economia de Dubai tenha sido construída com base na indústria do petróleo, hoje o petróleo e gás natural correspondem a menos de 7% da receita do emirado.
Estima-se que Dubai produz 50.000 a 70.000 barris (11.000 m3) de óleo por dia. As reservas de petróleo de Dubai diminuíram significativamente e devem se esgotar em 20 anos. A economia funciona na base do setor imobiliário e construção civil (22,6%), comércio (16%), e serviços financeiros (11%). Dubai se orgulha de organizar eventos marcantes para atrair muitos turistas e melhorar a condição econômica do país.
Dubai Shopping Festival
Para promover o comércio em Dubai o governo resolveu criar o Dubai Shopping Festival, uma celebração de varejo, que atrai compradores do mundo inteiro por suas ofertas e promoções incríveis. O festival foi organizado pela primeira vez em 1996 e hoje é mundialmente famoso, um paraíso de compras, onde se pode encontrar os melhores produtos a preços bastante atrativos. No início era apenas um simples evento de compras, onde as pessoas podiam encontrar tudo o que há de melhor. Com o tempo, o festival também ficou conhecido pelos seus diversos programas de entretenimento.
O Dubai Shopping Festival (DSF) começa no princípio de janeiro e vai até 2 de fevereiro. É inverno, uma boa época para se visitar Dubai já que entre novembro e março faz dias de sol quente, com temperatura média de 26 °C e noites frias, com temperatura média de 16 °C. No verão, sempre quente e úmido, a temperatura pode facilmente chegar a 45 °C.
Todo o comércio participa do evento, oferecendo aos visitantes desde os melhores produtos eletrônicos, shows internacionais de moda, eventos especiais para jovens, festivais de cinema, festival de jazz e muitos outros programas culturais. O grande número de turistas aumenta todos os anos. O festival também fornece uma plataforma para talentos internacionais exibirem suas habilidades e o turista tem a oportunidade de sentir o luxo e a cultura do país .
É claro que a maioria dos eventos ocorre em shopping centers, aqui chamados de shopping malls. São quase 100 diferentes, localizados em todos os bairros da cidade. E o número continua aumentando, as ampliações deixando os já existentes cada vez maiores.
Neve no deserto
Há oito anos atrás era novidade o Mall of the Emirates, com sua famosa pista de esqui no deserto. A construção foi tão complexa que foi feito até um programa no Discovery Channel sobre o desafio de se construir no calor de 45 °C um freezer gigante, de 400 metros de extensão por 50 de largura e 20 de altura, onde a temperatura é sempre abaixo de zero e onde duas vezes ao dia ela cai para - 4 °C e “neva”, para manter as pistas fofas para os esquiadores.
O Ski Dubai foi a grande atração da época e até hoje atrai turistas do mundo todo. Em 2008 foi inaugurado o Dubai Mall, o maior da cidade, ao lado do maior prédio do mundo, o Burj Khalifa. São 25 km de lojas em cerca de 1.100.000 m2. Todos as lojas famosas do mundo têm que estar presentes no Dubai Mall. Para isso já estão fazendo uma ampliação de mais 100.000 m2 que ficará pronta este ano.
Os pacotes de viagem para visitar o festival de compras de Dubai são vendidos pela internet e por agências de viagens do mundo todo. Os turistas lotam a capacidade dos hotéis. Os estacionamentos dos malls ficam lotados com os carros e ônibus de turistas e pode-se sentir a movimentação da economia onde quer que se vá. Dubai sofreu muito com a crise de 2009, mas já saiu dela há muito tempo. As construções foram retomadas em ritmo frenético e a julgar pelo sucesso do DSF deste ano, a economia já está melhor do antes.
Mas Dubai não descansa nos louros e programas inovadores são organizados a cada ano. Este festival desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do turismo em Dubai. E para aquecer ainda mais o verão infernal em junho começa o festival Summer Surprises.
*Luiz Sérgio Toledo é cirurgião plástico e mora em Dubai há oito anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário