sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Santa Sé assinou protocolo de participação na Expo 2015 de Milão dedicada ao tema da alimentação

Certame vai contar com um pavilhão da Igreja Católica sobre a importância da «nutrição interior»


Cidade do Vaticano, 27 fev 2014 (Ecclesia) – O Vaticano firmou hoje com o Governo italiano um protocolo tendo em vista a participação da Santa Sé na Expo 2015, exposição universal que vai decorrer em Milão entre 1 de maio e 31 de outubro do próximo ano.

De acordo com o serviço informativo do Vaticano, “o acordo foi assinado pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e Comissário Geral da Santa Sé para a Expo, e Giuseppe Sala, Comissário Delegado Único do Governo italiano para o mesmo certame”.
Subordinada ao tema “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”, a Expo 2015 vai contar com a presença de mais de “140 países, com os seus respetivos pavilhões”.
No caso do Vaticano, o pavilhão vai ter como mote “Nem só de pão”, numa alusão à expressão de Jesus Cristo contida no Evangelho “Nem só de pão vive o homem”.
O principal objetivo da Santa Sé é “chamar a atenção para a importância da dimensão interior, religiosa e cultural que marca cada pessoa e todas as relações humanas”.
“A nutrição interior é tão necessária como aquela que responde às necessidades mais imediatas”, salientou o cardeal Gianfranco Ravasi.
Valores como a partilha e a solidariedade ou imperativos como a proteção dos recursos da Terra, que não se devem desperdiçar nem saquear, vão estar incluídos numa reflexão sobre o conceito de “alimento” que vai ser apresentada no pavilhão da Santa Sé, em parceria com Arquidiocese de Milão e a Conferência Episcopal Italiana.
O tema vai ser analisado sob quatro pontos de vista, “Um jardim a preservar”, sobre a necessidade de proteger a Criação, dom que Deus concedeu a toda a humanidade; “Uma comida a partilhar”, baseado na passagem do Evangelho sobre a multiplicação dos pães.
“Uma comida que educa”, centrada na importância da educação dos mais novos para uma cultura centrada no essencial e não no consumismo; e “Um pão que torna Deus presente em todo o mundo”, sublinhando a dimensão religiosa e cristã da Eucaristia.
De acordo com o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco já abordou a participação do Vaticano na Expo 2015, tendo demonstrado “muito interesse” em ir a Milão e destacado a importância do certame enquanto “oportunidade de trabalho representa para os jovens” e polo agregador de “projetos de cooperação internacional”.
JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário