segunda-feira, 24 de março de 2014

Mostra sobre cinema noir segue até dia 27


Desejo e Morte – Noir II encerra um ciclo de exibições dedicadas ao Noir no Cine Humberto Mauro.
A mostra Desejo e Morte – Noir II traz, novamente ao Cine Humberto Mauro, uma homenagem a um dos gêneros mais sedutores da sétima arte, o Cinema Noir. Nesta segunda parte da montagem, sedução e senso crítico se encontram em 13 filmes, produzidos entre os anos 40 e início dos anos 60, que serão exibidos em formato digital. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de março e tem entrada gratuita.

Desejo e Morte – Noir II  reúne uma seleção de obras representativas do gênero, em uma mescla de filmes famosos, como O Segredo das Joias, de John Huston e O Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton e Robert Mitchum, com exemplares de primor técnico ainda desconhecidos do grande público, como Passos na Noite, de Otto Preminger, com Dana Andrews, Gene Tierney e Garry Merrill no elenco.

A mostra inclui ainda duas sessões do projeto História Permanente do Cinema, que acontecem respectivamente nos dias 20 e 27 de março, com a exibição dos filmes A Curva do Destino, de Edgar G. Ulmere e A Marca da Maldade, de Orson Welles. Após as sessões, o público poderá conversar com especialistas sobre os filmes e sua relação com a história do cinema.

Esta edição da mostra encerra um ciclo de exibições dedicadas ao Noir no Cine Humberto Mauro, que já apresentou As Cores do Noir e Desejo e Morte– Noir I.

Cinema Noir

Com larga produção entre as décadas de 40 e 50, o Cinema Noir ficou conhecido por tratar a sociedade de forma niilista e crítica e, principalmente, pela fotografia em alto contraste entre o preto e branco, herança do expressionismo alemão. Utilizando a temática policial, em ambientes urbanos, o gênero normalmente combina personagens moralmente ambíguos, mulheres sedutoras, homens violentos ou corruptos. Com enredo intrincado, entre outras características, frequentemente trata de obsessão sexual e corrupção. O gênero Noir influenciou e ainda continua a influenciar muito o cinema que vemos hoje. Tanto na linguagem, na estrutura narrativa e na temática, quanto na construção de personagens.

PROGRAMAÇÃO

24 SEG

17h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Corpo e Alma, de Robert Rossen (Body and Soul, EUA, 1947) | exibição digital | 16 anos |

21h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARLTE II | O Segredo das Joias, de John Huston (The Asphalt Jungle, EUA, 1950) | exibição digital | Livre | 112’

25 TER
17h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Escravas do Medo (Experiment in Terror, EUA, 1962) | exibição digital | 14 anos | 123’

19h15 - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | O Amanhã que não Virá (Kiss Tomorrow Goodbye, EUA, 1950) | exibição digital | 14 anos | 102’

21h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Horas de Desespero, de William Wyler (The Desperate Hours, EUA, 1955) | exibição digital | 14 anos | 112’

26 QUA
17h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Ruthless, de Edgar G. Ulmer (EUA, 1948) | exibição digital | 16 anos | 104’

19h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | O Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton, Robert Mitchum (The Night of the Hunter, EUA, 1955 | 14 anos | 93’

21h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Torrentes de Paixão, de Henry Hathaway (Niagara, EUA, 1953) | exibição digital | 16 anos | 92’

27 QUI
19h15 - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Fatalidade, de George Cukor (A Double Life, EUA, 1947) | exibição digital | 10 anos | 104’

21h - DESEJO E MORTE – CINEMA NOIR PARTE II | Passos na Noite, de Otto Preminger (Where the Sidewalk Ends, EUA, 1950) | exibição digital | 12 anos | 95’
Palácio das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário