sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fãs solitários criam grupo 'Lollalone' para combinar encontros no festival

Jovens marcam de ver shows e planejam até ‘skibunda’ coletivo em SP.
Moderador diz que grupo com 2 mil participantes gera amizade e paquera.

Rodrigo OrtegaDo G1, em São Paulo

Jamia Figueirêdo, 18, de Fortaleza, participante do grupo 'Lollalone' (Foto: Arquivo Pessoal)Jamia Figueirêdo, 18, de Fortaleza, participante do
grupo 'Lollalone' no Facebook (Foto: Arquivo Pessoal)
Fãs que compraram ingresso para o Lollapalooza e não têm companhia para o evento criaram o grupo “Lollalone” no Facebook. A comunidade já tem mais de 2 mil cadastrados. A maior parte dos participatnes é de fora de São Paulo, local do evento. A terceira edição paulista do festival será realizada nos dias 5 e 6 de abril, no Autódromo de Interlagos. MuseNine Inch NailsSoundgarden e Arcade Fire são as atrações principais.
Um dos moderadores do “Lollalone” (trocadilho com o nome do festival e a palavra “sozinho” em inglês”) é o cearense Anderson Guedes, de 30 anos. Ele diz que o grupo já gerou vários grupos de amigos e paqueras entre fãs. “Tem gente que nem gostou muito do line-up deste ano, mas quer ir para encontrar o pessoal”, diz Anderson. A comunidade foi criada em 2012, ano da primeira edição brasileira do evento surgido nos EUA, e cresceu neste ano após ser divulgada pelo perfil oficial do festival na rede social.
Samuel Pierry, 18, de Curitiba, participante do grupo 'Lollalone' (Foto: Arquivo Pessoal)
Samuel Pierry, 18, encontrou no Facebook fãs de
Curitiba para ir ao Lolla (Foto: Arquivo Pessoal)
O fórum é movimentado por dicas de transporte e hospedagem, comentários sobre bandas e encontros paralelos entre os novos conhecidos. Um destes encontros, criados pelo moderador, propõe um “skibunda” no gramado do Autódromo de Interlagos, onde acontece o festival. Noventa e três pessoas já confirmaram presença para descer os declives do festival sentado em um papelão, no sábado. “Se chover vai ficar melhor ainda”, brincou um participante.
Dicas do 'caos de SP'
Gabrielle Campos, de 22 anos, analista de computação, do Recife, é uma das mais ativas do grupo. “Eu queria ir ao festival, mas até então nenhum amigo tinha confirmado que poderia ir comigo. Então comprei o ingresso e resolvi ir sozinha. Vi alguém falando sobre esse grupo e resolvi entrar e ver se arrumava alguma companhia.”
A pernambucana conheceu várias pessoas no “Lollalone”. Ela quer ver com os novos amigos shows de Jake Bugg, Disclosure, Cage the Elephant e outros. Gabrielle ainda tirou dúvidas e combinou o transporte. “Como SP é um caos, o pessoal posta mapa de trem, linhas de ônibus. Quem estiver ficando no mesmo hotel se junta pra dividir táxi”, conta.
“Resolvi entrar no grupo porque grande parte dos meus amigos daqui de Curitiba não irão ao Lollapalooza deste ano. Como não quero ficar perdido lá no meio, entrei para fazer amizades com o pessoal e poder curtir os shows acompanhado”, diz o curitibano Samuel Pierry, 18 anos.
Gabrielle Campos, de 22 anos, de Recife, achou amigos para ir a festival no grupo 'Lollalone' (Foto: Arquivo Pessoal)
Gabrielle Campos, 22, do Recife, achou amigos para
ir a shows no grupo 'Lollalone' (Foto: Arquivo pessoal)
'Professores de Lolla'
"Conhecer o perfil da galera que está indo e, quem sabe, arranjar companhia pra assistir aos shows" é o objetivo de Jamia Figueirêdo no grupo. A estudante de Publicidade de 18 anos, de Fortaleza, diz que também já tirou várias dúvidas sobre transporte e hospedagem.

Fãs que passaram pela experiência em 2013 já “dão aulas” no Facebook. “Fui à edição do ano passado, então naquilo que o pessoal tem dúvida e eu consigo responder, ajudo”, diz Brenda Fernandes, 19 anos, estudante de Publicidade.
Um dos novatos cheios de dúvidas é Hugo Moreira, 19, estudante de Arquitetura. “Conheci pessoas da minha cidade que vão, além de outros fãs das bandas que curto. É a primeira vez que vou a um festival com várias bandas”, diz o jovem de Uberlândia (MG). “Agora já tenho programado o que vou fazer e quanto vou gastar com transporte”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário