Onde os aviões tem cozinha gourmet, bares de coquetel, camas de casal e até chuveiro.
Por Luiz Sérgio Toledo*
Na minha última viagem ao Brasil fiquei espantado com o movimento nos aeroportos. Passei por Guarulhos e pelo Galeão. Pareciam uma estação rodoviária das antigas, com gente saindo pelo ladrão e filas intermináveis para tudo. Entrei na fila do cafezinho e pão de queijo e havia poucas pessoas na minha frente. Percebi que a fila não andava e logo vi o motivo. Todos pagavam o cafezinho com cartão de crédito, o que mostrava duas coisas. Havia uma nova classe social nos aeroportos, gente que agora viajava de avião e tinha cartão de crédito, mas que pagava cafezinho com cartão.
Acostumado a viajar com a Emirates, uma das melhores companhias aéreas do mundo, foi fácil para mim acumular pontos de milhagem que me permitem fazer upgrade para classe executiva pagando preço de econômica. A cadeira da Emirates na executiva vira cama e o tratamento, comida, bebida e conforto pouco diferem da primeira classe. É claro que tinham que fazer uma distinção e há dois anos inauguraram a primeira classe com cabine particular. Você fecha a porta e está isolado no seu mundo com tela grande, 500 filmes, horas de música, bebida e comida à la carte.
Mas a competição entre as companhias aéreas para atrair os viajantes de primeira classe, aqueles para quem o preço não é obstáculo, levou a uma proliferação do luxo para os aviões de voos longos. Há desde cozinha gourmet, camas de casal cada vez maiores, bares de coquetéis e até chuveiros. Sempre houve grande competição entre a Emirates, companhia de Dubai, e a Etihad, da vizinha capital dos Emirados, Abu Dhabi. É claro que a Emirates está muito à frente, com terminal próprio no aeroporto e uma frota de quase 100 aviões A380, o super-avião de dois andares. Tudo começou com o serviço de motorista, que vai buscar os passageiros em casa ou no escritório para levá-los ao aeroporto.
A Etihad tinha que fazer algo espetacular para se destacar. Acaba de lançar um novo tipo de design para seus aviões. Na classe econômica, as cadeiras são agora ergonômicas, com suporte lombar e mais espaço. Na executiva, o luxo, conforto e serviço equivale ao de primeira classe em outras companhias aéreas. Cada passageiro tem o seu estúdio, com estilo, simplicidade e funcionalidade, com acesso direto ao corredor, espaços de armazenamento conveniente e iluminação ambiente. O banco de massagem vira uma confortável cama totalmente plana de 2,05m, com colchões especiais. A TV é de 18 polegadas, com fones de ouvido com cancelamento de ruído e mais de 750 horas dos mais recentes filmes novos, clássicos e jogos interativos.
Mas a grande novidade da Etihad está na primeira classe dos seus aviões. Agora, há três tipos de primeira. Na "First Suite" o passageiro tem, além da cama, guarda-roupas, frigobar e espaço suficiente para receber um convidado. O "The First Apartment" é um apartamento com uma poltrona larga que vira cama, e mais uma poltrona com espaço para andar dentro. Pode-se convidar alguém para uma refeição ou reunião em seu próprio apartamento. Quando viajando acompanhado o divisor entre apartamentos pode ser retirado para se unir às salas. Os apartamentos estão equipados com uma televisão de tela plana ajustável de 24 polegadas, que pode ser vista a partir da poltrona ou da cama, junto com uma cômoda com iluminação ampla e espaço para seus pertences pessoais, um armário de bebidas frescas e um guarda-roupa.
O melhor de tudo, no entanto, é "The Residence". Trata-se de uma experiência de viagem verdadeiramente única. Projetada para até duas pessoas viajando juntas, a residência foi criada pelos principais designers de interiores, gente que entende a sofisticação esperada pelo viajante de primeira. Trata-se de uma opção para quem viaja normalmente em jatos particulares, mas que precisa mostrar uma certa modéstia em público. A Residência é um paraíso de tranquilidade, o que reflete um estilo de vida exclusivo que oferece o máximo em luxo. Começa com o concierge VIP, que cuida dos clientes com reserva para o "Residence" desde o momento da reserva e até ao final da da viagem. Um motorista com carro de luxo vai buscar o passageiro para fazer o check-in em sala privativa. À bordo, um mordomo está à disposição para garantir que tudo estaja no local e planejar até um roteiro pós-voo, de acordo com as preferências pessoais. Um chef a bordo pode preparar refeições a partir de uma variedade de opções de menu gourmet ou até mesmo criar pratos especiais. Há uma sala de estar, um quarto separado e banheiro privativo. "The Residence da Etihad" é a única suíte com cama de casal e três ambientes no céu. Preço: Dubai-Londres ida e volta no The Residence custa cerca de 40 mil dólares.
*Luiz Sérgio Toledo é cirurgia plástico e vive em Dubai.
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