quinta-feira, 19 de junho de 2014

No Brasil, futebol tem sua própria língua, diz 'Washington Post'

por G1

Washington Post publica reportagem sobre os jargões futebolísticos usados no Brasil

"Do you speak futebol?" Assim começa a reportagem publicada no site do jornal "The Washington Post". O texto diz que para os brasileiros o futebol é uma língua e cita termos usados no país sobre o mundo da bola. (leia a reportagem, em inglês)
Para os brasileiros, o chute que sobe rapidamente e cai atrás do goleiro com força é chamado de "folha de seca." "Muito poético", diz o texto. A reportagem também aborda outros jargões futebolísticos como chute aéreo "de bicicleta", "craque" e "banheira", grande área de penalidade do campo.
Daniela Alfonsi, diretora do Museu do futebol em São Paulo, diz que os brasileiros inicialmente adotaram palavras em inglês quando futebol desembarcou aqui pela primeira vez há 120 anos. Mas, rapidamente, "nós inventamos nossas próprias palavras, palavras brasileiras", acrescentou.

O vocabulário do futebol invade a linguagem cotidiana daqueles que nem mesmo são fãs do esporte. "Quando alguém erra, brasileiros podem dizer que essa pessoa 'pisou na bola', o que é uma grande gafe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário