O G1 colocou uma câmera exclusiva no capacete da operária Eliane Cristina da Silva para mostrar a colocação da estrela no topo da estrutura metálica da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (19).
Lili, como é conhecida, é a única mulher a trabalhar como eletricista no local. Ela está na montagem de um dos símbolos do Natal do Rio de Janeiro há dois anos. Com formação em elétrica industrial, predial e naval, além da formação em alpinismo, ela conta que a árvore é diferente de tudo o que já fez. “É diferente escalar uma estrutura como essa. Não é como trabalhar em um prédio ou em um navio”.
saiba mais
Na árvore, Lili encara diariamente uma escalada de 85 metros, o que equivale a um prédio de 28 andares. Ela tem 1,2 mil colegas de trabalho, que também fazem a montagem da estrutura, que possui 3,1 milhões de lâmpadas e 120 quilômetros de mangueiras luminosas, que estão baseados em 11 flutuadores. Ao todo, a árvore tem 542 toneladas.
Mãe de duas meninas de 3 e 9 anos, o trabalho na árvore de Natal da Lagoa é motivo de orgulho das crianças. “É o assunto delas no colégio. A menor fala na creche que a mãe ‘trabalha no Natal’”.
Ela conta que o trabalho em um meio considerado masculino ainda é motivo de preconceito. “Quando eu entro em uma loja de ferramentas, os balconistas ainda me tratam de maneira diferente, porque acham que eu desconheço o assunto. Já cheguei a mostrar o crachá para exigir bom atendimento”.
A estrutura da 19ª árvore da Lagoa está montada na altura da Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, perto do Parque dos Patins. De acordo com Nelson Drucker, um dos engenheiros responsáveis pela estrutura e que trabalha na montagem da árvore da Lagoa desde a primeira edição, a colocação da estrela é um momento simbólico. “Podemos dizer agora que a casa está montada. Só faltam as ligações elétricas e os testes das luzes”.
A inauguração da árvore de Natal da Lagoa vai acontecer no sábado, dia 29 de novembro às 20h. Com o tema “Um Natal de Luz”, o show terá a participação do Coral da Fundação Bradesco, dos atores Cláudio Lins e Laila Garin, a cantora Simone, da Família Lima e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A expectativa de público para a inauguração é de 200 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário