Estudante de física iraniano viaja seu país fotografando templos.
Série tem panorâmicas e detalhes de mosaicos e decoração colorida.
Sem conhecimentos formais de fotografia, um iraniano de 23 anos tem viajado seu país captando imagens impressionantes do interior de mesquitas e monumentos históricos.
Mohammad Reza Domiri Ganji é estudante de física e aprendeu a fotografar em tutoriais na internet e trocando ideias com profissionais da área, a quem mostra suas imagens. Suas fotos mostram mesquitas históricas e grandiosas, assim como casas de banho, residências tradicionais e outros monumentos populares. Ele publica as fotos em um site e um página no Facebook.
Simetria
Edifícios simétricos e com colunas, mosaicos e boa iluminação são os que mais chamam sua atenção. Ele costuma focar em tetos e pisos com bastante simetria. Muitos fotos são tiradas com lentes “olho de peixe”, que conseguem reunir em uma só imagem todo o ambiente de um lugar.
Mohammad teve a ideia de fazer sua série fotográfica quando viu na internet imagens do interior das pirâmides do Egito. “Elas documentavam esses lugares históricos, e me deixaram inspirados para fazer fotos do interior de templos”, afirma, em seu site.
Cristãos e judeus
A maioria das fotos foram tiradas nas cidades de Isfahan, Shiraz e Yazd. O iraniano diz que sonha em expandir o projeto e fotografar o interior de monumentos em outros lugares do mundo, inclusive lugares sagrados para cristãos e judeus.
Segundo ele, a intenção é capturar a beleza dos templos de seu país e divulgá-las para o mundo. “Espero que as pessoas possam conhecer esses monumentos e suas belezas por meio da minha fotografia”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário