Apenas 47 cidades de 17 países foram selecionadas entre 163 cidades inscritas neste ano
Belo Horizonte participa pelo segundo ano consecutivo de uma eleição cujos resultados serão de grande importância para o mundo inteiro. A rede WWF (“Word Wide Fund For Nature” ou Fundo Mundial para a Natureza) desenvolve ações para comemorar a Hora do Planeta, um ato simbólico, promovido no mundo todo, por meio do qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global. Para dar uma dimensão maior ao evento, a WWF com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, promove a Hora do Planeta – O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC), por meio do programa “We Love Cities”, que vai homenagear uma entre as 47 cidades selecionadas em todo o mundo, para receber o título de Capital da Hora do Planeta. A escolha da cidade é por votação popular e júri técnico. “A iniciativa vai além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta, pois representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas”, afirmou Délio Malheiros, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente da capital.
Apenas 47 cidades de 17 países foram selecionadas entre 163 cidades inscritas neste ano. Belo Horizonte é uma das três cidades brasileiras selecionadas (as outras são Rio de Janeiro e São Paulo) e concorre ao título de Capital Nacional da Hora do Planeta, título já conquistado pela capital mineira em 2014. O resultado será apresentado no dia 27 de março, em Seul, na Coreia do Sul. Uma das cidades terá também o título de Capital Global da Hora do Planeta, que também será anunciado no mesmo dia e local.
Um júri internacional, de especialistas de alto nível, selecionou as cidades finalistas. A partir de agora, esse júri vai analisar as ações e compromissos relatados por essas cidades e identificar uma líder em sustentabilidade por país. O objetivo do EHCC é mobilizar ações e apoio a cidades da transição global para um futuro 100% renovável. Visa também estimular o desenvolvimento ao difundir as melhores práticas para mitigação das alterações climáticas. A ideia foi criada para celebrar as cidades que apresentam medidas surpreendentes no que tange um país mais verde, mais limpo e mais sustentável para se viver, bem como inspirar outras cidades a fazer o mesmo.
A Hora do Planeta começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando dois milhões de pessoas se manifestaram contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes das casas e empresas. Na última edição, centenas de milhões de pessoas de 152 países desligaram os interruptores de suas residências para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.
Por que Belo Horizonte foi escolhida?
Belo Horizonte é considerada a Capital Solar do Brasil, a cidade é referência mundial e conta com 923 mil m² em placas de energia solar. Além disso, dentro do Plano de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (Pregee), a cidade propõe um conjunto de iniciativas para adaptação do ambiente às mudanças climáticas, apoiando o investimento em energias renováveis. O Pregee foi concluído em maio de 2013 e tem como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até o ano de 2030. Para isso, um conjunto de iniciativas colabora para a adaptação do ambiente às mudanças climáticas. Ações que abrangem transporte, energia, construções sustentáveis, uso do solo, saúde e educação ambiental.
Diante disso, Belo Horizonte fez uma parceria com o Banco Mundial para identificar os setores com baixo desempenho e o potencial de economia de melhor eficiência energética usando a Avaliação Rápida de Energia na Cidade (Trace). O Trace é uma ferramenta estratégica para ajudar na identificação rápida das oportunidades de eficiência energética. Belo Horizonte é a primeira cidade na América Latina a implementar a ferramenta.
Outra ação da cidade é o Selo BH Sustentável, que certifica empreendimentos públicos e privados, prédios residenciais e comerciais que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução/reciclagem de resíduos sólidos.
A capital mineira também foi escolhida como uma das cidades satélites do Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes (Urban LEDS), projeto do Iclei em parceria com a ONU Habitat e financiado pela Comissão Europeia.
Além disso, Belo Horizonte, sediou o Encontro Nacional do CB27 – grupo de secretários de Meio Ambiente das capitais Brasileiras para discutir as mudanças climáticas e apresentar ao Ministério do Meio Ambiente propostas para viabilizar estudos e projetos sustentadores às mudanças do clima.
Campanha popular
Paralelamente à seleção do júri, será promovida uma campanha popular nas redes sociais We Love Cities, por meio da qual cidadãos poderão votar em suas cidades favoritas, compartilhar fotos e vídeos e fazer sugestões sobre como as cidades podem se tornar ainda mais sustentáveis. Dessa forma, a WWF incentiva as pessoas ao redor do mundo a apoiar os grandes esforços que as cidades estão fazendo pela sustentabilidade. Trata-se do processo de seleção da Capital Nacional da Hora do Planeta para cada país participante e da Capital Global da Hora do Planeta de acordo com os critérios de avaliação da WWF. O link para a votar em Belo Horizonte é o seguinte: http://www.welovecities.org/belo-horizonte/
PBH
Nenhum comentário:
Postar um comentário