Alunos embarcam ainda neste mês com destino à Brasília e Haia
A contagem regressiva já começou para as equipes vencedoras da primeira edição do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e). No final deste mês, elas partem rumo à Brasília e Haia, para visitas às sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Corte Internacional de Justiça. A entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira (6), durante a aula inaugural do ano acadêmico da Dom Helder Câmara.
“Começamos a planejar tudo desde o dia da vitória (em dezembro de 2014). Mas agora que recebemos o prêmio e sabemos a data do embarque – 26 de fevereiro –, o sonho fica mais palpável. ‘Daqui a 20 dias estaremos viajando’. Começou a contagem regressiva!”, contou com entusiasmo o aluno Rayan Carvalho, que cursa no 3º período na Dom Helder Câmara. Ele representou a equipe vencedora – Egito – na companhia da colega Marina Oliveira, do 5º período.
Igualmente empolgada, Marina já pensa nas malas e na programação para os dias na Holanda. “Estamos muito ansiosos. Queremos conhecer pontos turísticos, museus, a cultura do local. Mas acredito que o ponto alto será a visita a Corte Internacional de Justiça”, destacou a aluna.
No dia da visita, a equipe será recebida pelo professor Antônio Augusto Cançado Trindade, Juiz da Corte e patrono do TRI-e, e acompanhará julgamento sobre a disputa entre a Bolívia – que busca saída para o mar –, e o Chile. “Vamos receber uma grande bagagem jurídica, cultural e linguística também. Eu não conheço a Europa, a Marina também não. Será a realização de um sonho”, completou Rayan.
Durante a viagem, os alunos serão acompanhados pelo professor Franclim Brito, coordenador do Tribunal Estudantil, e terão as despesas com passagem, hospedagem, seguro, deslocamentos internos e ajuda de custo arcadas pela Dom Helder Câmara.
Brasília
A equipe de Honduras, que conquistou o segundo lugar, foi agraciada com visita à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A atividade acontecerá de 23 a 25 deste mês e terá a supervisão do professor Renato Campos Andrade.
Os estudantes Maiara Lima e Lucas Magalhães, do 5º período integral, receberam o prêmio em nome da equipe e falaram sobre a expectativa para a viagem. “Estamos bem ansiosos, desde dezembro. Gostamos muito da oportunidade, os integrantes do grupo ainda não conhecem Brasília”, contou Maiara. Além disso, ela destacou o conhecimento que será adquirido e a chance de vivenciar temas já trabalhados na faculdade. “vai ser muito legal”, acredita.
Segunda edição
Ao final da premiação, o professor Franclim Brito anunciou a realização da segunda edição do TRI-e, no segundo semestre deste ano. Mais informações serão divulgadas em breve.
“Vale muito a pena participar! Além de concorrer ao prêmio, ganhamos uma bagagem acadêmica enriquecedora, porque trabalhamos com pesquisa, elaboração de texto, defesa de tese e simulação de tribunal”, incentiva Rayan Carvalho.
O colega Lucas Magalhães compartilha opinião semelhante: “o conhecimento e a oportunidade de presenciar um julgamento são muito gratificantes. Colaboram para a formação como advogado e aluno”, finaliza.
Clique na imagem acima e confira as fotos!
Redação Dom Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário