terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prémio vai ser entregue a «Mulheres, Semeadoras de Desenvolvimento»

Aência Ecclesia
 

 Estado de Kerala, Índia (DR. Cáritas Internacional)
Estado de Kerala, Índia (DR. Cáritas Internacional)

Evento realiza-se no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Vaticano

Lisboa, 24 fev 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Internacional vai entregar o prémio “Mulheres, Semeadoras de Desenvolvimento” a dois projetos no valor de 10 mil euros, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Casina Pio IV no Vaticano.
“O prémio reconhece projetos que destacam a contribuição das mulheres para garantir a alimentação e melhorar os meios de subsistência das famílias e comunidades. Através deles, as mulheres estão capacitadas a assumir um papel mais ativo em suas comunidades", declarou o secretário-Geral da Cáritas Internacional.
Michel Roy observou que ao ouvir-se as histórias dessas mulheres dão visibilidade aos “seus esforços” e como “é importante para a Igreja valorizá-los".
“Em muitas partes do mundo as mulheres têm menos acesso do que os homens aos recursos como crédito, educação e terra. Se as mulheres tivessem acesso igual aos recursos, globalmente entre 100 a 150 milhões de pessoas deixavam de passar fome”, considera a Cáritas Internacional no seu sítio online.
O Prémio ‘Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento’ vai apoiar dois projetos que vão receber 10 mil euros cada: “Uma categoria é voltada para programas executados por organizações da Cáritas, o outro é destinado a organizações de fora da rede”, explica.
A cerimónia realiza-se na segunda parte de ‘Vozes da Esperança’ (Voices of Faith), que vai reunir “mulheres católicas extraordinárias de todo o mundo” no trabalho/serviço “aos pobres, a defesa da dignidade humana e promover a igualdade”.
O evento é patrocinado pela Fundação Fidel Götz, parceira da Cáritas Internacional, no Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, na Casina Pio IV no Vaticano.
A organização da Igreja Católica informa que entre os conferencistas do encontro incluem-se defensores dos direitos humanos, políticos, académicos, “visionários e muitos que têm enfrentado e desafios aparentemente intransponíveis na realização de seu trabalho.
A iniciativa vai ser transmitida em www.voicesoffaith.org a partir das 15h00 locais, menos uma em Lisboa.
CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário