quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Seminário discutirá desenvolvimento sustentável na Amazônia

Evento presta homenagem aos 10 da memória da Irmã Dorothy Stang.

Dorothy Stang será homenageada em seminário.
No dia 11 de março, às 19h, a Escola Superior Dom Helder Câmara promoverá seminário sobre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) na Amazônia e a luta empreendida pela Irmã Dorothy Stang. O evento marca o início do semestre letivo para os alunos do mestrado em Direito Ambiental, mas é aberto a toda comunidade acadêmica e também ao público externo.
A primeira palestra da noite discutirá os grandes projetos na Amazônia e o impacto das hidrelétricas entre os povos indígenas, e será proferida pelo professor Felício Pontes Júnior, procurador do Ministério Público Federal do Pará. Já a segunda palestra terá como convidados Ivonilde Santos de Souza e Fábio Lourenço de Souza, agricultores de Anapú, no Pará. Eles apresentarão os conflitos e desafios do PDS Esperança, do qual participam.
“O objetivo principal é homenagear a Irmã Dorothy, nos 10 anos de seu martírio em defesa do PDS. Ela lutou e conseguiu muitos avanços, mas foi brutalmente assassinada”, afirma o mestrando José Boeing, que participa da organização do evento.
PDS Esperança
O Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança foi uma das iniciativas empreendidas pela Irmã Dorothy Stang. O trabalho da missionária na região Amazônica teve início na década de 1970, junto aos trabalhadores rurais. Ao longo dos anos, lutou para promover a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento e para minimizar os conflitos fundiários na região. Defensora de uma reforma agrária justa e consequente, a religiosa participava também da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi assassinada aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005.
Seminário Projeto de Desenvolvimento Sustentável 
Data: 11 de março de 2015, às 19h
Local: Espaço Dom Helder (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia)
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário