terça-feira, 28 de abril de 2015

Artista chileno 'tinge' gêiser islandês de rosa com corante alimentício

Marco Evaristti não pediu permissão para as autoridades islandesas.

Ele diz que corante era inofensivo; artista foi interrogado e recebeu multa.

Do G1, em São Paulo

Gêiser Strokkur, na Islândia, foi 'tingido' de rosa por artista chileno Marco Evaristti  (Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti )Gêiser Strokkur, na Islândia, foi 'tingido' de rosa por artista chileno Marco Evaristti; islandeses se revoltaram (Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti )
O artista chileno Marco Evaristti "tingiu" de cor-de-rosa um gêiser famoso na Islândia nesta sexta-feira (24), provocando revolta entre os islandeses. Ele foi interrogado pela polícia e recebeu uma multa.
Para colocar em prática seu projeto artístico, chamado "The Rauður Thermal Project", Evaristti não pediu permissão para as autoridades islandesas. O gêiser afetado foi o Strokkur, que fica no sudoeste do país e é um dos mais famosos da Islândia. Veja o vídeo da erupção no Facebook do artista.
Artista Marco Evaristti posa com água tingida por corante alimentício (Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti)Artista Marco Evaristti posa com água tingida por
corante alimentício perto de gêiser na Islândia
(Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti)
Um gêiser é uma fonte de água quente que entra em erupção periodicamente, provocando fortes jatos d'água.
Em sua página do Facebook, onde publicou fotos da ação, Evaristti recebeu muitas críticas. "Idiota! Você nem pediu permissão. Tomara que você se queime da próxima vez que fizer isso", disse um internauta. "Você deve saber que os islandeses nunca mais querem ver você. Que vergonha, arruinar nossa natureza", disse outra internauta.
Segundo relato do próprio artista na rede social, ele usou uma tinta inofensiva e o gêiser voltou ao normal no mesmo dia. "Uau, quanta negatividade", disse ele a respeito das críticas dos islandeses. "Mas em uma maneira positiva porque mostra preocupação e cuidado com a natureza. Nunca tive a intenção de ir à Islândia para causar danos, mas sempre fico feliz quando a minha arte abre os olhos e a mente dos espectadores."
Ele afirmou ainda que, depois de ter sido interrogado, a polícia deu uma multa por perturbar o Strokkur. "Mas como eu não acredito que minha intervenção inofensiva e temporária tenha causado qualquer distúrbio ao gêiser, acredito que estaremos discutindo isso na justiça."
Segundo o veículo islandês "Iceland Review", o artista já tinha deixado o país nesta segunda-feira.
Segundo o site do artista, ele vive na Dinamarca e tem mestrado em Arquitetura pela Academia Real Dinamarquesa. "Como artista, Marco Evaristti é conhecido por sua capacidade de criar arte que mexe com as emoções e provoca debate entre sua audiência", é o que diz sua descrição.
Momento em que gêiser entrou em erupção com água cor-de-rosa (Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti)Momento em que gêiser entrou em erupção com água cor-de-rosa (Foto: Reprodução/Facebook/Marco Evaristti
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário