segunda-feira, 11 de maio de 2015

Congresso da CNBB reúne seminaristas

Encontro discutiu o tema 'Os missionários presbíteros para uma Igreja em saída'.

JUNDIAÍ - “Os missionários presbíteros para uma Igreja em saída” foi tema do 1º Congresso Missionário de Seminaristas do regional Sul 1 da CNBB, ocorrido dias 30 de abril a 3 de maio. Participaram do encontro 65 seminaristas de 32 dioceses do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Conselho Missionário Regional (Comire). A formação antecede o 2º Congresso Missionário Nacional que acontecerá nos dias 9 a 12 de julho, em Belo Horizonte (MG).
O Congresso contou com assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária (POM), padre Jaime Carlos Patias, que falou da necessidade de colocar a missão no coração do presbítero e no centro de todas as atividades da Igreja. “Devemos levar a sério a vocação missionária que é a identidade e essência da Igreja, logo a nossa essência. Ou somos missionários ou não somos católicos”, enfatizou. “A missão não é uma atividade da Igreja, mas é uma essência que tem origem no amor do Pai. A missão diz respeito ao que Deus é, e não ao que Deus faz”, disse. 
Para o presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), padre Lucas Rosa da Silva, retornar ao primeiro encontro com o Cristo que faz arder o coração e não perder a esperança. “Ser missionário é imitar o Senhor na forma de agir e ir ao outro. Quem tem um desejo missionário vai ao outro como Jesus. Quando vamos ao outro, não julgamos, mas aceitamos porque o primeiro encontro é transformador”, apontou.
Durante o Congresso foram apresentados os principais organismos de animação e cooperação missionária no Brasil e no regional, entre eles o Conselho Missionário Nacional (Comina), Conselho Missionário Regional (Comire), Projeto entre os regionais Sul 1 e Norte 1, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Obras do Cenáculo Missionário (COM), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude
Comise Regional Sul 1
Foi eleita a primeira coordenação do Comise regional Sul 1, sendo assim constituída: Erickson Ramos da Silva, diocese de Jundiaí (coordenador); Aldair Aparecido Alves da Silva, diocese de Franca (secretário); Fábio Donizetti Ribeiro, diocese de Lins (tesoureiro) e Raphael Felipe Silva, arquidiocese de Aparecida (comunicação). Como assessor espiritual foi escolhido o padre Hechilly de Brito Timóteo, da diocese de Guarulhos. Este grupo de seminaristas tem a função de articular os Comises, incentivar a formação e ações missionárias nos seminários em todo o Estado de São Paulo.
SIR/CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário