sexta-feira, 17 de julho de 2015

Refugiados: Angela Merkel faz jovem palestina chorar

Chanceler foi direta ao falar menina poderia não fazer estudar na Alemanha. 
Jovem palestina é refugiada e a situação dela e da família não está definida.

Cecília MalanLondres, Inglaterra

 Uma imagem da chanceler alemã Angela Merkel correu o mundo e as páginas da internet. Angela Merkel já tem fama de ser durona e hoje ela deu uma resposta tão direta e objetiva que fez uma adolescente chorar.
O comentário aconteceu durante um encontro da líder alemã com jovens estudantes. Em alemão perfeito, uma adolescente contou um pouco da história recente dela: vive há quatro anos no país europeu como refugiada. Sonha em estudar numa universidade. Mas agora, a família enfrenta uma possível deportação porque não consegue visto de residência permanente.
“É difícil ver todo mundo aproveitando a vida e você não pode planejar o próprio futuro”, ela disse.
Em uma resposta pausada, como se estivesse procurando as palavras, Angela Merkel reconheceu a lentidão para decidir as solicitações de asilo, mas ressaltou que a Alemanha não pode receber todas as pessoas que vivem nos campos de refugiados e que alguns terão que retornar aos seus países.
De repente, a primeira-ministra percebeu que a realidade difícil levou a menina às lágrimas. Ela interrompeu o que estava dizendo e tentou oferecer um carinho. Mas nas redes sociais, muita gente não perdoou. Criticaram a falta de sensibilidade da líder alemã, que foi chamada de rainha de gelo. Já outras pessoas elogiaram a tentativa dela de explicar os desafios políticos da imigração para uma criança.
Cada um vai interpretar a reação dela de um jeito, mas a situação dos refugiados é mesmo muito dramática. Segundo a ONU, são mais de 60 milhões de pessoas desalojadas no mundo por causa de guerras e perseguições étnicas, religiosas e políticas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário