domingo, 9 de agosto de 2015

Nagasaki lembra os 70 anos da segunda Bomba

Em 9 de agosto de 1945, a explosão atômica destruiu 80% dos edifícios de Nagasaki.

Três dias depois de Hiroshima, foi a vez de Nagasaki lembrar, neste domingo (hora local), o ataque nuclear que arrasou esta cidade do oeste do Japão e matou 74.000 pessoas há 70 anos.
Em 9 de agosto de 1945, às 11h02 locais, a explosão atômica destruiu 80% dos edifícios de Nagasaki, entre eles sua célebre catedral de Urakami, situada a 500 metros do ponto de impacto.
Na mesma hora do domingo (23h02 de sábado no Brasil), a população fará um minuto de silêncio enquanto soarão sinos e sirenes em toda Nagasaki, antigo centro de intercâmbios comerciais entre o Japão e o exterior e cidade conhecida por sua importante comunidade cristã.
Batizado de "Fat Man", o projétil de plutônio estava destinado inicialmente à cidade de Kokura (norte de Nagasaki), onde ficava uma importante fábrica de armas. Mas, condições meteorológicas desfavoráveis levaram o bombardeiro americano B-29 a mudar a rota.
Três dias antes, uma primeira bomba atômica, a "Little Boy", tinha causado 140.000 mortes em Hiroshima (oeste). Os dois bombardeios precipitaram a rendição do Japão, em 15 de agosto de 1945, e o fim da Guerra do Pacífico.
Em dezembro de 1967, o governo japonês se comprometeu solenemente a não fabricar, possuir nem permitir a entrada de armas nucleares em seu território.
As cidades de Hiroshima e Nagasaki, através destas cerimônias e campanhas recorrentes contra as armas nucleares, buscam perpetuar a lembrança destes ataques, embora os sobreviventes dos dois ataques vão desaparecendo com o passar dos anos.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário