sábado, 21 de novembro de 2015

Mudanças climáticas: o futuro sem medidas

O aquecimento global pode provocar grandes secas e inundações devastadoras.
Se o mundo fracassar em tomar medidas contra as mudanças climáticas, a humanidade será confrontada com fenômenos que vão de uma crise de refugiados à inundação de cidades costeiras, passando por ondas de calor e secas, alertam os cientistas.
Os representantes de 195 países tentarão alcançar em Paris um acordo universal que permita limitar o aquecimento do planeta em 2ºC para evitar esses efeitos dramáticos.

Aumento de temperaturas
Se não forem tomadas medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a temperatura da Terra aumentará provavelmente cerca de 4ºC com relação à era pré-industrial de hoje até o final do século.
Se as emissões continuarem no ritmo atual, o aquecimento do planeta levaria a um "risco muito elevado" de impactos "graves, extensos e irreversíveis", segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Elevação do nível dos oceanos
De hoje a 2100, o nível dos oceanos se elevaria entre 26 e 82 centímetros com relação ao do período 1986-2005, segundo o IPCC.
Essa elevação se deve em particular ao derretimento dos gelos polares da Groenlândia e da Antártida, mais rápido que de costume, e ao fato de que os oceanos estão se aquecendo e se dilatando.
Com uma alta de 2 graus da temperatura mundial, zonas atualmente povoadas por 280 milhões de pessoas ficariam submersas, segundo o Climate Central, um centro de pesquisa com sede nos Estados Unidos. Essas mudanças ocorreriam num prazo de cerca de 2.000 anos.

Fenômenos meteorológicos extremos
As fortes chuvas, ondas de frio ou calor extremos poderiam se tornar mais frequentes e mais intensas devido ao aquecimento.
Alguns eventos extremos, como tempestades de neve do Himalaia mortal e fortes chuvas na América do Sul, piorou por causa de superaquecimento.
Os cientistas afirmam, no entanto, que as alterações climáticas não podem ser responsabilizada por todas as ondas de calor e furacões violentos.

Secas e inundações
O aquecimento global pode provocar grandes secas e inundações devastadoras.
Os pesquisadores acreditam que um planeta mais quente terá menos precipitações sob a forma de nevascas que liberam água lentamente a medida que se funde. Haverá, em troca, mais precipitações em forma de chuvas.
As fortes chuvas podem provocar inundações que obriguem as populações a fugir de suas casas ao destruir suas casas e plantações.

Crise humanitária
O aquecimento global pode levar a doenças, destruir plantações e arrastar mais pessoas para a pobreza. Os conflitos provocados pela escassez de água ou rendimentos agrícolas mais pobres podem provocar guerras ou migrações massivas.
Os moradores de ilhas como as Maldivas, um arquipélago do Oceano Índico, ou das Filipinas, podem se tornar refugiados climáticos obrigados a escapar de suas casas para se proteger das cheias.
As populações pobres do planeta já sofrem com ondas de calor, secas, inundações por causa de sua dependência da terra e da falta de serviços públicos de qualidade.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário