Melhores cidades do Brasil para fazer negócios
Quando o assunto é infraestrutura, 24 cidades mineiras dão exemplos de boas práticas.
Elas têm localizações, costumes e vocações diferentes, mas quando o assunto é infraestrutura 24 cidades mineiras (quadro ao lado) se assemelham por darem exemplos de boas práticas. O reconhecimento veio por meio da pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, elaborada no final do ano passado pela consultoria Urban Systems para a revista “Exame”. Os municípios mineiros ficaram entre as 100 cidades pequenas com melhor infraestrutura do Brasil.
Essa é a segunda edição da pesquisa que vem com o recorte municipal. De acordo com o responsável pelo levantamento, William Rigon, até 2014 a consultoria só trazia enfoque nas microrregiões, mas devido à demanda dos próprios municípios e também para acompanhar o movimento de interiorização da economia, a Urban Systems incluiu as cidades de 50 mil a 100 mil habitantes no ranking.
A pesquisa avaliou fatores como capital humano, desenvolvimento social e econômico para destacar as melhores cidades para se fazer negócio no Brasil. Dentro dessas áreas, o levantamento fez um recorte em infraestrutura, que considerou quatro indicadores: saneamento, que incluiu índice de perdas na distribuição de água, quantidade de paralisações no sistema e atendimento urbano; transporte, que inclui pavimentação, aeroporto e abastecimento de linhas rodoviárias; telecomunicações, que avalia cobertura de internet; e energia elétrica.
Do total de 5,5 mil cidades de pequeno porte no Brasil, 100 foram classificadas como as melhores. Minas Gerais foi o segundo estado com maior número de municípios entre os classificados: 24. Só perdeu para São Paulo, que teve 33 cidades entre as melhores. “Minas Gerais se destaca porque seu potencial vai além de Belo Horizonte: o Estado tem muitas cidades menores que são polos importantes”, diz.
Fonte: Ideia Fixa - Gestão de Informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário