Entrevista com o Secretário Geral da Conferência Episcopal Argentina, Dom Carlos Malfa
O secretário-geral da Conferência Episcopal Argentina, Dom Carlos Humberto Malfa, considerou bem acertada a ideia de que o cardeal argentino Eduardo Pironio, tinha um estilo semelhante ao do Papa Francisco.
Nesta última sexta-feira, ao final da cerimônia de encerramento da causa diocesana de canonização do cardeal Pironio, o prelado conversou com ZENIT, na sede do Vicariato de Roma, diocese na qual o Servo de Deus morreu em 1998.
***
ZENIT: Você acha que o Cardeal Pironio era muito da linha do Papa Francisco?
– Mons Malfa: É uma leitura muito boa. Com certeza. Em primeiro lugar o cardeal Pirônio e o então sacerdote Bergoglio eram bons irmãos queridos, até mesmo houve entre eles um vínculo particular do cardeal Quarrancino, do qual o atual Papa foi o primeiro auxiliar, em seguida coadjutor e depois sucessor. Neste caminho nós temos que continuar. É um chamado muito grande à fidelidade evangélica e nisso temos que deixar-nos conduzir pelo Espírito. E precisamente o Espírito é o que nos enviou ao Papa Francisco. É necessário entrar nesse carro.
ZENIT: O que você pode dizer-nos da conclusão do processo diocesano do Cardeal Pironio?
– Mons Malfa: Temos que agradecer profundamente a Deus neste ano da Misericórdia ter podido viver este momento tão particular no caminho do cardeal Pirônio que confiamos que o leve aos altares.
ZENIT: Aqui vemos 7 caixas de documentação para o processo, mas no total, existem nada menos do que 17…
– Mons. Malfa: Vejo nessas casas muita vida, muita entrega a Deus, aos irmãos, aos pobres, aos leigos e às religiosas em uma vida tão rica e tão intensa, evangélica e eclesial como foi a do cardeal Pirônio. Agradecemos muito a Deus esta graça e esta alegria.
ZENIT: Qual foi a característica deste Servo de Deus?
– Mons. Malfa: O cardeal Pironio era profundamente humano e todo de Deus. Quem o encontrava não ia embora sem sentir-se querido e levando consigo algo de Deus.
Zenit
Nenhum comentário:
Postar um comentário