domingo, 12 de junho de 2016

Igreja: Só através da eucaristia «é possível o amor e a misericórdia» - D. João Braz de Aviz

Agência Ecclesia 11 de Junho de 2016, às 18:49 
D. João Braz de Aviz na sua intervenção     
D. João Braz de Aviz na sua intervenção
O representante do Papa no IV Congresso Eucarístico destacou na sua intervenção a "dignidade de ser filho de Deus"

Fátima, Santarém, 11 jun 2016 (Ecclesia) - D. João Braz de Aviz afirmou este sábado, na sua intervenção sobre a "Misericórdia na missão da Igreja", que só através da "eucaristia é possível o amor e a misericórdia".

O cardeal D. João começou por confessar que tem vindo a fazer um caminho de fidelidade em "visitas, duas a três vezes por dia, para estar com Jesus eucarístico".

Citando a mensagem que o Papa escreveu para este IV Congresso Eucarístico, em Portugal, o cardeal brasileiro observa que a Humanidade de hoje tem de "aprender a adorar Jesus na Eucaristia" para "compreender" o que cada um é.

Na sua proposta de reflexão D. João Braz de Aviz convidou a olhar mais de perto para o mistério da Encarnação e para o mistério pascal que o sacramento da eucaristia coloca no centro.

O mistério da Encarnação aponta para a Santíssima Trindade, "uma realidade original que vive uma relação de amor de pessoas diferentes, num só".

"Atualmente estamos 'doentes' neste ponto, na relação; há dificuldades de relação por isso há que descobrir novas acentuações e perspetivas de relação, porque acredito que Deus fala ao Homem em cada tempo", referiu.

D. João Braz de Aviz fez ainda referência a este mistério como "aquilo que define Deus, o Amor, a sua essência".

"Deus é Amor, vive em comunhão, o oposto da solidão; este Amor vive-se em comunidade: Pai, Filho, Espírito Santo".

Segundo o cardeal Deus traz uma mudança para a Igreja "voltar à origem": a "única dignidade que Deus deu a todos é sermos seus filhos".

"Ser cardeal não dá dignidade, um padre ou um bispo não são maiores do que um fiel, somos todos filhos de Deus e por isso irmãos, só esse é o caminho", referiu.

Na eucaristia, essa perfeição do Amor "conseguimos aprender a amar verdadeiramente e a ser misericordiosos", concluiu.

O IV Congresso Eucarístico decorre até domingo, com conferências e debates sobre a Eucaristia como “fonte de Misericórdia”.

O Congresso tem transmissão online em direto e traz a Portugal o presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, D. Piero Marini.

SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário