Agência Ecclesia 06 de Junho de 2016, às 11:13
presidencia.pt
Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pelo bispo do Porto, pelo presidente da Irmandade dos Clérigos e pelo presidente da Câmara Municipal do Porto
Porto, 06 jun 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou este domingo a Irmandade dos Clérigos, encerrando a sua passagem pela cidade do Porto.
O chefe de Estado foi acompanhado nesta visita pelo bispo do Porto e presidente honorário da Irmandade dos Clérigos, D. António Francisco; pelo presidente executivo da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar; e pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
O presidente da República visitou a capela, a sacristia e a coleção ‘Christus’.
“A visita terminou na Sala A+, uma sala especialmente concebida para visitantes com incapacidades motoras e onde é possível ver ao vivo, sem ter de subir a Torre dos Clérigos, as vistas do cimo da Torre”, refere a Presidência da República, em nota divulgada através da internet.
Do programa constou o descerramento de uma placa comemorativa da efeméride, além da uma visita ao conjunto arquitetónico dos Clérigos.
A Torre dos Clérigos foi construída entre 1754 e 1763 pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773).
Tem 76 metros de altura que podem ser subidos pelos visitantes através de uma escada em espiral com 240 degraus, sendo que o edifício já foi considerado o mais alto de Portugal.
Classificada como monumento nacional desde 1910, a estrutura está também inserida numa zona do Porto denominada como Património da Humanidade e atrai por ano centenas de milhares de visitantes.
Marcelo Rebelo de Sousa foi informado sobre “o trabalho de investigação aos corpos descobertos na Cripta da Igreja, de modo a conseguir a identificação de Nicolau Nasoni”, refere a Irmandade dos Clérigos.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário