Cidade do Vaticano (RV) - A Irlanda aguarda o Papa e dirige-lhe uma saudação em língua gaélica “céad míle fáilte” que significa “cem mil vezes bem-vindo”. No encontro de sexta-feira passada (20/01) no Vaticano com o Papa Francisco, os bispos irlandeses em visita ‘ad Limina’ expressaram ao Pontífice sua alegria e expectativa para o Encontro Mundial das Famílias, que se realizará em 2018, cujo país anfitrião será propriamente a Irlanda.
Por isso, em preparação para o evento, a Igreja irlandesa decidiu focalizar-se sobre a família e sobre como esta pode ser caminho de transmissão da fé, disse o arcebispo de Armagh, Primaz de toda a Irlanda e presidente da Conferência episcopal, Dom Eamon Martin.
Francisco encontrará na Irlanda país transformado
O Papa encontrará na Irlanda um país muito diferente “de como o conheceu muitos anos atrás quando como jovem padre veio aqui para aprender o inglês”, disse o Primaz irlandês à agência Sir, à margem de uma coletiva de imprensa.
O próprio Papa Francisco falou aos bispos da Irlanda na sexta-feira sobre essa experiência do jovem Bergoglio em terras irlandesas. Mas “a Irlanda se transformou rapidamente nos últimos anos” e “hoje se encontra numa situação de transição”, disse ainda Dom Martin.
“Somos chamados nesta situação a difundir a mensagem do Evangelho e a fazê-lo de modo novo.” Não se trata mais de “impor uma doutrina”, mas de poder ter um lugar “de diálogo e de encontro na sociedade” onde “se possa fazer ouvir a nossa voz”. (Sir – RL)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário