domtotal.com
Conheça 8 coisas que os jedi e os jesuítas têm comum.
Jesuítas e Jedi já foram extintos e retornaram. (Reprodução/ America Magazine)
Por por Jason Welle
Esta semana, a última edição da saga "Star Wars", "Star Wars: Os últimos Jedi", chegou aos cinemas. Aqui decidimos revisar um artigo do The Jesuit Post que explora a forma como os jesuítas são muito parecidos com os Jedi e alguns aspectos em que eles definitivamente não parecem.
1. Os jesuítas e os Jedi acreditam em um poder espiritual que penetra o universo.
Os Jedi acreditam na Força. Como Obi-Wan Kenobi explicou:
Os jesuítas acreditam na busca e encontro com Deus em todas as coisas. Não só interiormente, mas nas pessoas ao nosso redor, e na própria criação.
2. Nós dois, Jesuítas e Jedi, temos períodos de treinamento muito longos.
Os Jedi começam sendo ainda novos, até mesmo recém-nascidos, e levam até 23 anos antes de se tornarem totalmente treinados.
Com os jesuítas certamente parece mais fácil. Começamos mais tarde - a maioria dos jesuítas entra depois de alguma faculdade ou mesmo do Ensino Médio - e tem um período de treinamento muito mais curto. Nós professamos votos finais geralmente após 10 a 15 anos de formação. Às vezes mais, mas geralmente menos de 23.
3. Os Jedi e os jesuítas recebem orientação de membros mais velhos e mais sábios da ordem.
Os padawans treinam para se tornarem Jedi acompanhados por um Mestre Jedi. Luke, é claro, tinha Yoda.
Os jesuítas começam como noviços sob a orientação de um mestre de noviços. Mesmo que professemos nossos primeiros votos, sempre temos um diretor espiritual, e muitas vezes essa pessoa é um jesuíta conhecido por sua profundidade espiritual e capacidade de nos guiar na vida espiritual.
4. Os Jedi ficam bem de preto. Mas os jesuítas também.
5. Os Jedi e os jesuítas vivem com um código.
O Código Jedi, que rege o comportamento da ordem Jedi, até mesmo os proíbe de se casarem e ter relacionamentos românticos.
As Constituições jesuítas, começando com a Bula Papal Regimini Militantis, estabelecem nossa vida em comum. E, claro, todos nós fazemos um voto de castidade celibatária.
6. Os jesuítas e os Jedi têm símbolos muito legais.
7. Os Jedi e os jesuítas têm um líder eleito que é assistido por um conselho de consultores.
O Conselho Jedi tem lugar no Templo Jedi em Coruscant e foi liderado pelo Mestre da Ordem. Um conselho de 12 mestres Jedi de toda a galáxia o sustenta.
Os jesuítas são liderados desde Roma por um Superior Geral, que busca o conselho de seus assistentes representando regiões em todo o mundo.
8. Ambas as ordens foram suprimidas pelos poderes imperiais.
Desta vez, os jesuítas tiveram uma melhor sorte, principalmente porque os Jedi foram todos mortos pelo Império. Os jesuítas eram na sua maioria simplesmente expulsos das terras de missão e muitas vezes tinham a opção de se juntar a outras ordens ou deixar o sacerdócio.
E as duas ordens foram eventualmente restauradas pelos membros sobreviventes. (Nenhum spoiler! Este é o cânone Star Wars!)
***
Agora, se você está pensando que os jesuítas e os Jedi são demais.... É uma armadilha! Aqui estão algumas diferenças importantes:
1. Espadas de luz. Os Jedi têm, os jesuítas não. Na verdade, um dos primeiros atos de Santo Inácio após sua conversão foi deixar a espada no altar de uma igreja. Por outro lado, é menos provável que cortemos nossas mãos em um duelo.
2. Mulheres Jedi. Sim, isto é polêmico. Embora não existam mulheres na Companhia de Jesus, há muitas ordens de mulheres religiosas cuja espiritualidade são os Exercícios Espirituais, e muitas delas possuem Constituições que se baseiam nas Constituições jesuítas. E algumas delas são conselheiras espirituais dos jesuítas.
3. O Papa Francisco. Desculpe o Jedi. Obi-Wan pode ser muito legal, mas nós temos o velinho mais legal de qualquer galáxia.
America Magazine - Tradução: Ramón Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário