No Nordeste, duas universidades serão criadas na Bahia. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) funcionará em Barreiras e terá unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Já a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) ficará sediada em Itabuna, e terá unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Além delas, será criada uma universidade no Ceará. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai ser criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), que perde os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Além disso, serão criados duas novas unidades, em Icó e Brejo Santo.
Na região Norte, o projeto cria a Universidade do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa). Essa universidade será criada a partir do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), e terá unidades em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará. “Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país", disse a presidente Dilma, após assinar os projetos.
Dilma também disse que o governo introduzirá as escolas militares no Programa Ciência sem Fronteiras. "Os colégios militares têm tido uma função importante, formam essa juventude que vai ter acesso a um nível de qualificação, que é o que nós queremos em todas as escolas".
bc
Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário