quarta-feira, 12 de junho de 2013

Papa: crianças vivem em «verdadeira escravidão»

No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, assinalado esta quarta-feira, 12 de junho, o Papa recordou os «milhões de menores» que são vítimas de exploração e maus tratos. «Hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, com uma referência especial à exploração das crianças para o trabalho doméstico. Este é um fenômeno deplorável em constante aumento, particularmente nos países pobres», afirmou, na audiência pública semanal que decorreu no Vaticano.


Perante milhares de pessoas presentes na Praça de São Pedro, o Santo Padre apelou à defesa das crianças que são vítimas «desta forma escondida de exploração» e destacou que a mesma «comporta muitas vezes também abusos, maus tratos e discriminações». «É uma verdadeira escravidão», alertou. À comunidade internacional, o Papa Francisco pediu a promoção de medidas «ainda mais eficazes para enfrentar esta autêntica chaga».


«Todas as crianças devem poder brincar, estudar, rezar e crescer nas próprias famílias, num contexto harmónico, de amor e serenidade. É um direito seu e um dever nosso», disse, de acordo com a agência Ecclesia. Segundo o Sumo Pontífice, uma infância serena permite aos mais pequenos «olhar com futuro para a vida e o amanhã». A Organização Internacional do Trabalho alertou também para a existência de 10,5 milhões de crianças usadas em trabalho doméstico, em condições de insegurança e até semelhantes à escravatura.

Fátima Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário