Papa abraça Cañizares
Cardeal Antonio Cañizares: Zero Hour
Francisco vê nele um homem de diálogo "para reequilibrar a situação delicada na Espanha"
Jesus Bonito / José Manuel Vidal, 03 dezembro de 2013 às 06:16
Em 9 de dezembro termina o mandato de cinco anos da Cúria Romana Cañizares. E parece que, naquele dia, se não antes, a marcha do cardeal de Madrid será formalizada e sucessor de folha de pagamento
( Jesus Bonito / José Manuel Vidal ) -. "é umhomem de diálogo e de reconciliação , mas são impedidos de dizer a verdade ou defender suas posições fortemente nomeados Don Antonio Se eles não vão fazer para ser um antagonista Rouco. mas porqueeste é um homem do Papa . Um bom homem e um bom compromisso para reequilibrar a situação delicada em Madrid e Espanha ... ". Na Cúria são claros: ademissão é imediata Rouco Varela , e seu sucessor, tem um nome: Antonio Cañizares Llovera .
Fontes consultadas pela RD em Roma e Madrid concordam que os eventos "rush". Na terça-feira a quinta-feira, Francisco reúne os"G-8" cardeais , que já tomam as decisões no que diz respeito à reorganização da Cúria.E na sexta-feira, o Papa vai concluir a semana com "cardeais públicos importantes." Estes, e embora não seja oficialmente anunciado, o cardeal de Madrid.E Antonio Cañizares.
O prefeito da Congregação para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos, tinha a intenção audiência com o Papa no dia 15 de novembro, mas a febre Francisco impediu a reunião. Na segunda-feira, 9 de dezembro, conclui o mandato de cinco anos da Cúria Romana Cañizares . E parece que, naquele dia, se não antes, a marcha do cardeal de Madrid e folha de pagamento formalizada seu sucessor.
Fontes consultadas considera que "seria estranho" para aceitar a renúncia de Francisco Rouco mas deixou como gerentepara permanecer como presidente da Conferência Episcopal de março. O mais lógico é que você designar e Cañizares, e pode tomar posse da Sé de Bailen depois do Natal .
Quanto à Casa da Igreja, o atual vice-presidente, Ricardo Blázquez, assumir provisoriamente a Presidência em exercício , para se tornar oficialmente o presidente da Conferência Episcopal, com o apoio dos bispos que voltará a visita ad limina-e a Bergoglio possuir em meados de março.
Manobras útima ambiente tempo Cardeal Madrid parece ter produzido nenhum resultado, ou o Secretariado-Geral do Episcopal, onde conferência revendo dado ao candidato Rouco foi categoricamente ou da Arquidiocese, onde Rouco Varela a intenção de perpetuar a sua poder. O cardeal tentou, até o final, ea menos que grande surpresa, sem qualquer hits, seu sucessor não era Antonio Cañizares.
E a verdade é que as relações entre ambos sofreram danos durante um disco triênio 2005-2008 , quando Rouco, também em tempo-Conclave não poderia validar a presidência do CEE. Nesses três anos, a Blázquez-Cañizares conjunto (com o apoio do Núncio Monteiro ), levou a Igreja espanhola, embora Rouco Varela na sombra.Agora, você pode reproduzir o esquema, mas com uma Cañizares "mais feito" depois de visitar Roma e convencido de que o seu papel passa por exercício da ponte existente entre as diferentes sensibilidades na Igreja e na sociedade espanhola .
Ao longo dos anos, alguns se esqueceram que era Cañizares que chegou a acordos com o governo socialista em assuntos econômicos e educacionais, e evitada, graças às suas excelentes relações com tanto Zapatero como Maria Teresa Fernandez de la Vega-aprovação a lei sobre a eutanásia . Ao contrário do Rouco Varela, em si Cañizares capaz de manter boas relações tanto com o PSOE eo PP, mas ganhou-lhe o desprezo dos drivers mais recentes a partir de programas Estrela Cope cadeia. Monteiro de Castro também já Blázquez. Uma questão, a propriedade episcopal mídia - Cope e 13TV - preocupa, e muito, em Roma, e que a nova fase vai admitir uma maior pluralidade, tanto política e da igreja, e eles são a maioria prelados, e não apenas catalães pedindo uma mudança de curso, mais pró-ativa e menos agressiva na mídia da Igreja.
Ninguém está ciente de que Cañizares não é um "progressista" Arcebispo , e que as suas opiniões sobre a doutrina moral ou a unidade da Espanha são muito semelhantes aos de Rouco. Mas nem Roma dá uma visão mais universal das ideologias, enquanto, o trabalho em um Conselho Pontifício permite que o conhecimento de casos e exceções específicas. " Aqueles que fazem retornar de Roma, com uma visão mais aberta , "diz uma fonte do Vaticano.
No entanto, a etapa que se abre não deve ser interpretado como uma derrota, o que é, e vitória Cardeal Rouco Cañizares. Sua nomeação segue o mesmo espírito do Papa Francisco , quem sabe a situação perfeitamente e espanhol, antes de tomar uma decisão, ouviu a opinião dos bispos, religiosos, religiosas e diplomáticas, ativos e eméritos.
" O papa acredita que a Espanha precisa de um período de calma em que a Igreja continuará a exercer o seu papel de defender um conjunto de valores, mas também como um mecanismo de solidariedade ", digamos, de Roma. "E Cañizares tem a abertura de espírito 'Finezza' e às vezes faltava um Rouco " . Um homem capaz de compreender a "mudança de cenário", que vive em Roma, e para colaborar na "primavera" chega, enfim, à Igreja espanhola.
O que parece claro é que Cañizares não é o único "homem" do Papa na Espanha.Sua chegada em Madrid não envolver o presidente da Conferência Episcopal-Blázquez ser o líder da Igreja espanhola, que por sua vez tem vários nomes em ascensão, como o arcebispo de Valência, Carlos Osorio , para alguns ver-cardeal em fevereiro, ou o arcebispo militar, Juan del Río . Moderado, dialogar e, acima de tudo, capaz de implementar o programa em nosso país Bispos Francisco.
Enquanto isso, em San Justo Cardeal Rouco-home-arcebispo de Madrid ainda prepara o que será sua última vigília da Imaculada bispo ativa. Uma festa, a Imaculada, intimamente ligada à Espanha. Todos os anos, os papas costumam fazer uma oferta para a estátua de Nossa Senhora em frente à Embaixada da Espanha ante a Santa Sé. Desta vez, o reconhecimento papal de nosso país pode obter de outra forma, e nomeação como episcopal. E o relógio é zerado: quando Cañizares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário