sábado, 7 de dezembro de 2013

Três novos bilionários brasileiros

Forbes descobre; saiba quem são

De origem humilde, os fundadores da empresa catarinense WEG têm mais de 80 anos e são avessos aos holofotes

Eggon Joao da Silva, preside o Conselho de Administração da WEG
Eggon da Silva, de 84 anos, é um dos fundadores da WEG (Divulgação)
O sucesso da fabricante de motores WEG, criada em 1961 na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, resultou no surgimento de três novos bilionários da lista da publicação americanaForbes. Os fundadores da compranhia Eggon da Silva, Werner Ricardo Voigt e Lilian Werninghaus (viúva do terceiro fundador da empresa, Geraldo, falecido em 1999) acabam de ser incluídos no ranking de bilionários brasileiros com um patrimônio avaliado em 1,4 bilhão de dólares cada.
A WEG começou como uma pequena fabricante de motores e se transformou numa multinacional do setor de equipamentos e componentes para o setor elétrico com mais de 27 mil funcionários em 24 países, sendo que em nove deles, a companhia possui plantas de fabricação de motores. Em dezembro de 2012, a WEG entrou no setor de tintas com a compra da Stardur Tintas Especiais.
Leia também:

Eggon da Silva e Werner Voigt, de 84 e 83 anos, respectivamente, já não trabalham no dia a dia da empresa e tampouco fazem parte do conselho de administração. A tarefa foi repassada aos seus herdeiros. Decio da Silva, filho de Eggon, é o atual presidente do conselho. A viúva de Werninghaus, de 78 anos, também não tem qualquer envolvimento com a gestão do negócio. Os três sócios são de origem humilde e criaram a empresa sem a participação de nenhum grande grupo. Também são avessos aos holofotes e, procurados pela Forbes, não quiseram comentar a entrada na lista de bilionários.


Os novos bilionários brasileiros, segundo a Forbes

Enquanto Brics perdem espaço na lista, seis novos nomes do Brasil passam a figurar entre os mais ricos de 2012

1 de 6

Francisco Ivens de Sa Dias Branco - 290º lugar - 3,8 bilhões de dólares

O empresário Francisco Ivens de Sa Dias Branco entra pela primeira vez no ranking da Forbes já como 9º brasileiro da lista por sua participação na fabricante de massas e biscoitos M. Dias Branco S/A. Fundada por seu pai nos anos 40, a empresa detém quase 50% do mercado no nordeste e 25% de todo o mercado brasileiro no setor. Francisco é o presidente, o executivo-chefe e detém 63% da empresa avaliada em 2 bilhões de dólares. Ele também possui 1 bilhão de dólares em imóveis no Ceará, onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário