segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Um cidadão que cai

'Cidadão Kane' despenca e 'Um Corpo que Cai' é escolhido filme de todos os tempos



Um Corpo que Cai, de Hitchcock, o melhor filme de todos os tempos. (Foto: Arquivo)
Por Marco Lacerda*

 ‘Vertigo’ (Um corpo que cai), de Alfred Hitchcock, foi designado o melhor filme de todos os tempos, superando ‘Cidadão Kane’, de Orson Welles, de acordo com a última pesquisa de opinião da revista Sight and Sound, por voz do Festival de Cinema Britânico (BFI).
A revista leva a cabo esse tipo de sondagem a cada dez anos e a fita dirigida por Welles ocupou o primeiro posto na lista dos cinqüenta melhores filmes durante as últimas cinco décadas. Na última pesquisa os especialistas concederam a primeira posição a ‘Um corpo que cai’, suspense que o diretor britânico dirigiu em 1958, superando ‘Cidadão Kane’ por 34 votos. Nenhum filme rodado nesta década foi incluído na lista.
Aos especialistas em cinema que participaram – ao todo 846, entre distribuidores, críticos, acadêmicos e escritores – foi pedido que, ao avaliarem os trabalhos, levassem em conta a relevância da história cinematográfica, suas inovações estéticas e o impacto que os filmes escolhidos tiveram em suas vidas e em sua visão do cinema. Com um elenco protagonizado por James Stewart y Kim Novak, ´Um corpo que cai´ conta a história de um policial aposentado que sofre de um incontrolável pânico das alturas.
Reviravolta cultural
Na última pesquisa realizada pela Sight and Sound, há uma década, o filme de Hitchcock, que o cineasta considerava sua obra mais pessoal, ficou a apenas cinco votos de ‘Cidadão Kane’, de 1941. Assim como aconteceu com ‘Cidadão Kane’, ‘Um corpo que cai’ recebeu crítica pra lá de desabonadoras em sua estréia e só com o passar do tempo foi ganhando prestígio junto aos cinéfilos.
Na classificação geral do BFI, ‘Contos de Tóquio’, de Yasujiro Ozu, de 1953, passou da quinta para a terceira posição, enquanto ‘A regra do jogo’, de Jean Renoir (1939) perdeu um posto e passou para o quarto lugar. Entre os dez primeiros filmes houve duas novas entradas: ‘Um homem com uma câmera’, de Dziga Vertov (1929), em oitavo lugar e ‘A paixão de Joana D´Arc’, de Carl Theodor Dreyer (1927), em nono lugar.
Das produções selecionadas, a mais recente foi ‘2001, uma odisséia no espaço’, de Stanley Kubrick (1968), em sexto lugar. O diretor da revista ‘Sight and Sound’, Nick James, declarou à imprensa que o resultado da classificação “reflete as mudanças ocorridas na cultura da crítica cinematográfica nos últimos anos”.
"Um Corpo que Cai" - Alfred Hitchcock. Veja o trailer:
*Marco Lacerda é jornalista, escritor e editor especial do Domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário