
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Cornélio Procópio (PR), apresentada por Dom Getúlio Teixeira Guimarães, S.V.D., por motivos de idade.
O Santo Padre nomeou Bispo de Cornélio Procópio Dom Manoel João Francisco, até então Bispo de Chapecó (SC).
Dom Francisco nasceu em Navegantes, na Arquidiocese de Florianópolis (Santa Catarina), em 5 de setembro de 1946. Depois dos cursos preparatórios realizados no Seminário Menor de Brusque, frequentou o Curso de Filosofia na Universidade Federal de Curitiba e o de Teologia em Curitiba e em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Além disso, fez Mestrado e Doutorado em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo. Em 8 de dezembro de 1973 recebeu a ordenação sacerdotal na sua cidade natal e foi incardinado no clero de Florianópolis.
No decorrer do ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: Vice-Pároco e Pároco em várias paróquias; Professor de Teologia em Florianópolis e em outras cidades; Diretor do ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina – e Coordenador da pastoral ecumênica da Arquidiocese.
Em 28 de outubro de 1998 foi nomeado Bispo de Chapecó, recebendo a ordenação episcopal em 21 de fevereiro de 1999.
(BF)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário