quarta-feira, 23 de julho de 2014

Festivais de inverno

Patrícia Azevedo*
Não gosto de frio. Cheguei a repetir várias vezes que, no mundo ideal, iríamos do outono direto para a primavera. Mas quando penso nos festivais de inverno, mudo de ideia. Eventos assim ‘aquecem’ pessoas e lugares, deixando os dias gelados bem melhores. Há grupos reunidos, deslocamentos entre diferentes espaços, debates (oficiais ou não), trocas, movimento. Tudo isso gera ‘calor’. “E sempre há um morro para subir ou ‘choconhaque’ à venda nas barraquinhas, certo?”, brincou uma amiga.

No último fim de semana, pude acompanhar um pouquinho do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Com o tema 'Entrecorpos', o evento espalhou cultura pelas ruas, praças, teatros e cinemas das cidades. A programação foi encerrada no domingo, mas quatro festivais ainda estão em andamento em Minas Gerais, confira:

Festival de Inverno da UFMG

Depois de 23 anos no interior de Minas Gerais – passando por cidades como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e Cataguases –, o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retorna à Belo Horizonte. Em sua 46ª edição, o evento tem como tema ‘Território Experimental’, pautado no conceito do Bem Comum.

Além de propor debates sobre questões relevantes e atuais (como mobilidade, moradia, posse e uso da terra e acesso à mídia), os organizadores transformaram o campus Pampulha em um ‘parque público’, com diferentes formas de convivência e lazer. Há hortas comunitárias; feiras para trocas de mudas e sementes; banquetes públicos; espaços prioritários para caminhadas, descanso em redes ou para rituais de culto às divindades.

Nos próximos dias, a programação artística terá shows de Batucanto e Paulo Freire (ambos nesta terça-feira, 22 de julho), Cinco Mestres do Samba, com Donelisa, Mandruvá, Mauro Saraiva, Plínio Saraiva e Mestre Conga (quarta, dia 23), o paraense Felipe Cordeiro (quinta, 24), Bro MCs e MC Dodô (sexta, 25) e Iconilli (no encerramento, sábado, dia 26). Todas as atividades são gratuitas.

Festival de Inverno de Congonhas 

Com atividades até o dia 27 de julho, o 19º Festival de Inverno de Congonhas presta homenagem ao artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; e a Paulo Osório, um dos idealizadores da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult). Na agenda, apresentações teatrais, oficinas e interferências culturais em toda cidade. No dia 25, destaque para show de Zé Ramalho, e no dia 27, da banda Biquini Cavadão, ambos com entrada franca. O festival é promovido pela Prefeitura de Congonhas em parceria com Fumcult.

Festival de Inverno de Itabira 

Também com encerramento marcado para o próximo domingo (27), o Festival de Inverno de Itabira chega a sua 40º edição com o tema ‘Da tradição à contemporaneidade: Encontro de tempos e artes’. Os cantores Zeca Baleiro e Erasmo Carlos são algumas das atrações do evento e se apresentam nos dias 26 e 27 (respectivamente), na Praça do Areão. Além da música, o programa inclui teatro, dança, artes plásticas e cinema. A realização é da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 

Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei 

Em ano de Copa do Mundo, o 27° Inverno Cultural decidiu ‘vestir a camisa’ e abraçou o tema ‘Futebol, dos pés à cabeça’. Em andamento até o dia 2 de agosto, o festival acontece simultaneamente em dez municípios mineiros: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco, Sete Lagoas, Barroso, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Conselheiro Lafaiete e Caetanópolis.

Na programação dos próximos dias, shows de Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Otto, Tiê e João Bosco (entre outros); além de espetáculos de dança, teatro, circo, oficinas, palestras, lançamentos de livros, debates, recitais e performances poéticas.

*É graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com formação complementar em Ciências Sociais. Especialista em Gestão Estratégia da Comunicação pela PUC-Minas. Foi bailarina do Grupo Experimental 1º Ato e integrou a equipe do programa ‘Livro Aberto’ (atual ‘Imagem da Palavra’) da Rede Minas de Televisão. Atuou também, como jornalista, nas assessorias de comunicação da UFMG, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. É repórter do portal Dom Total desde setembro de 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário