Usuários preferem chamadas claras para decidir ler artigo inteiro, diz site.
Mudança no feed de notícias afetará ainda publicação que 'esconde' a URL.
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (25) mudanças no feed de notícias para evitar a disseminação de links do tipo “isca de cliques”.
Esse tipo de post geralmente é apresentado por chamadas apelativas e por textos sem informação suficiente do que o conteúdo se trata. O intuito é fazer os usuários clicarem nele e serem levados para o site de origem.
Como recebem muitos cliques, esses posts são posicionados no alto do feed de notícias dos usuários. Segundo o Facebook, 80% dos membros da rede social preferem chamadas que as “ajudem a escolher se leem o artigo inteiro antes de clicar nele”.
Por isso, a partir de agora, essas publicações não receberão tanto destaque. De acordo com a rede social, a frustração dos usuários em cair em uma dessas armadilhas fica evidente porque as pessoas retornam ao Facebook logos após o clique.
Para identificar quais são as “iscas de cliques”, o site vai levar em consideração quanto tempo é gasto fora da rede social logo após o link ser clicado. Outro ponto que será levado em conta é a quantidade de pessoas clicando no link em comparação àquelas discutindo sobre ele e o compartilhando. “Se muitas pessoas clicam no link, mas relativamente poucas ‘curtem’ o post, ou comentam a história assim que elas voltam ao Facebook, isso sugere que as pessoas não clicaram em algo de valor para elas”
Outra mudança que passa a valer é a respeito da exibição de links em postagens. Serão privilegiadas as publicações que exibam a URL no texto da mensagem em detrimento daquelas que transformam fotos e partes do texto em links.
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