terça-feira, 14 de outubro de 2014

Calor bate recorde do ano no Rio: 41,6ºC

14/10/2014  |  domtotal.com

Até então o recorde havia sido registrado em 10 de fevereiro, quando a temperatura chegou a 41,4ºC.

O Rio de Janeiro registrou, nesta segunda-feira (13), o dia mais quente deste ano: foram 41,6ºC medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Vila Militar, em Deodoro, na zona oeste. Até então o recorde havia sido registrado em 10 de fevereiro, quando a temperatura chegou a 41,4ºC em Santa Cruz, também na zona oeste. As praias da zona sul permaneceram lotadas nesta segunda, como já havia sido no sábado e domingo.

Nesta terça-feira, 14, a temperatura no Rio deve ser menor do que a desta segunda. Segundo o Instituto Climatempo, ela deve variar entre 18ºC e 36ºC. As nuvens aumentam no decorrer da tarde, mas só deve chover na quarta-feira, 15.

Mais alta do anoJá a cidade de São Paulo registrou 35,9°C na tarde desta segunda-feira, 13, na medição das 15 horas, segundo o Climatempo. A temperatura é a quarta mais alta do ano - os termômetros só tiveram marcas acima dos 35°C em fevereiro, quando foi registrada a temperatura mais alta do ano: 36,4ºC, no dia 7.

"Está ocorrendo uma combinação parecida com o que aconteceu no verão: vários dias sem frentes frias, que causa um aquecimento acima da média para a estação", diz Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo Daniela Lima, meteorologista do Climatempo, o clima ficará mais ameno a partir de terça. "O calorão vai diminuir, pois teremos uma frente fria passando amanhã (hoje). Há previsão de pancadas isoladas na capital, mas só teremos chuvas significativas depois do dia 20."

Umidade

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou na tarde desta segunda-feira, 13, estado de alerta em São Paulo por causa da baixa umidade do ar. Segundo o órgão, por volta das 11 horas, o índice atingiu 24% e o CGE decidiu anunciar a situação do indicador.
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário