domingo, 12 de outubro de 2014

Realização de rodeio causa polêmica e gera protestos em São Vicente, SP

12/10/2014 08h52

Segundo Administração Municipal, lei proíbe esse tipo de evento na cidade.

Organizador explica que acordo foi firmado em abril deste ano.

Guilherme LucioDo G1 Santos
Moradores se reuniram com representante da prefeitura em São Vicente (Foto: Roberto Strauss/G1)Moradores se reuniram com representante da prefeitura em São Vicente (Foto: Roberto Strauss/G1)
O evento Rodeio Fest Show, que estaria programado para acontecer entre os dias 23 e 26 de outubro em São Vicente, no litoral de São Paulo, vem causando um impasse na cidade. A prefeitura afirma que a festa, por conta de uma lei municipal, não irá acontecer. Já os organizadores do evento confirmam sua realização, enquanto ONGs de proteção animal protestam contra possíveis maus-tratos aos animais.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, o ofício sobre a realização do evento, assim que chegou nas mãos do prefeito Luis Claudio Bili, foi indeferido. Portanto, segundo a Administração Municipal, o evento não irá ocorrer.
Já o responsável pelo evento, Josmar Rocha, de 53 anos, garante que o rodeio vai acontecer. "É mentira da prefeitura. Já firmei contrato com as empresas responsáveis pela logística, com músicos e tudo mais. São cerca de 300 pessoas envolvidas nisso. Se o evento não acontecer, o prejuízo pode girar em torno de R$ 500 mil. Acionei meus advogados e entrarei na Justiça, mesmo acreditando que o evento vai acontecer", explica.
Segundo Rocha, as negociações com a prefeitura se iniciaram em abril, e logo em seguida veio o aval da Administração Municipal. No entanto, na primeira semana de outubro, ele foi avisado sobre o cancelamento do evento.
Prefeitura e organização do evento tentam resolver impasse (Foto: Divulgação)Prefeitura e organização do evento tentam resolver
impasse (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São Vicente nega que houve esse acordo e afirma que o ofício chegou recentemente à mesa do chefe do Executivo. Ainda de acordo com a prefeitura, o evento não pode acontecer por conta da Lei Municipal 1.993, de maio de 2008, que proíbe a instalação de circos, parques de diversão e similares que mantenham quaisquer espécies de animais expostos, soltos, reclusos em jaulas ou atuantes nos espetáculos. O organizador diz que não foi avisado pela administração de tal lei e afirma se apoiar na Lei Federal 10.519, de 17 de julho de 2002, que passou a regulamentar os rodeios no País, além de outros documentos.
Cartazes distribuídos na cidade informam que o evento acontecerá no Centro de Convenções e contará com a presença do cantor Belo, do grupo Calcinha Preta, entre outras atrações. Segundo os organizadores, mais de 2.000 ingressos já foram vendidos.
Maus tratos
Neste sábado (11), dezenas de pessoas se concentraram em frente à casa do prefeito de São Vicente para protestar contra a realização do evento e possíveis maus-tratos contra animais no Horto Municipal. Um representante da prefeitura garantiu aos manifestantes que o evento não será realizado. Em nota, a administração também afirma que a denúncia de maus-tratos não procede, e que os animais do Horto Municipal recebem todos os cuidados e alimentação necessários.
Com relação ao evento, Rocha explica que não há nenhuma irregularidade envolvendo os animais. "Nós recebemos diversas orientações e as cumprimos. Alguns animais recebem um tratamento melhor que muita gente", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário