segunda-feira, 10 de novembro de 2014

10 momentos do Salão de SP 2014

10/11/2014 12h00

Edição terminou no último domingo (9) e a próxima é só em 2016.

Evento teve 41 marcas, celebridades e 'falou' tanto inglês quanto português.

Do G1, em São Paulo

Maior evento do setor na América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo terminou no último domingo (9) e, como o evento é bienal -ele se reveza com o salão de motos, chamado Duas Rodas- a próxima edição será só em 2016. Neste ano, a feira reuniu 41 marcas e 500 veículos, com expositores de 11 países. O G1 lista abaixo 10 momentos que marcaram a 28ª edição.
1) Edição dos utilitários
Utilitários dominaram lançamentos no Salão de São Paulo 2014 (Foto: G1)Utilitários dominaram lançamentos no Salão de São Paulo 2014 (Foto: G1)
Se lançamentos de peso entre carros compactos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, marcaram a edição 2012, a deste ano foi dominada pelos novos utilitários. Quase 20 modelos com esse perfil foram apresentados.
A maioria é de SUVs, com destaque para modelos que prometem brigar pelas cobiçadas primeiras posições na categoria, há anos pertencentes a Ford EcoSport e Renault Duster. Para isso, apostam em diferenciais. A Honda diz que o HR-V, por exemplo, "empresta" conforto de sedãs, com itens como freio de estacionamento com botão. A Jeep terá o Renegade com motor a diesel e a versão mais top, preparada para trilhas.
Outra tendência vista no salão é a exploração de um nicho inédito, o das picapes médias, ainda inexplorado. Fiat e Renault apresentaram conceitos para essa categoria, já que tem sido difícil tirar a liderança da Fiat Strada, entre picapes pequenas, e da Chevrolet S10, entre as grandes.
 
2) Mais tests drive
Tests drive no Salão de SP (Foto: André Paixão/G1)Tests drive no Salão de SP (Foto: André Paixão/G1)
Em 2012, pela primeira vez, marcas promoveram test drive para o público no evento. As pioneiras foram a Audi e a Land Rover -mas, nessa última, o visitante só podia ir como passageiro. Desta vez, as duas marcas retomaram a iniciativa, ambas com opções em que o visitante podia dirigir. Também promoveram testes Toyota, Lexus e Volkswagen, em parceria com a organização da feira, e a Jeep, com os carros guiados por um instrutor.

 
3) 'In english please'
Pela primeira vez, metade das apresentações das montadoras para a imprensa foi total ou parcialmente em língua estrangeira (todas em inglês, exceto a Peugeot, que foi em francês).
Isso se deve à presença cada vez maior de executivos das matrizes, o que reforça a importância do evento brasileiro no calendário das marcas.
Participaram do salão o presidente mundial da General Motors, Dan Ammann, e o CEO da Jeep, e Mike Manley, entre outros.

 
4) 'Sou brasileirooooo'
Em 2010, algumas marcas, como BMW e Suzuki, aproveitaram o salão para anunciar a construção de fábricas no Brasil. Neste ano, não houve anúncios do tipo, mas a confirmação de modelos que passarão a ser produzidos aqui.
Entrarão para essa lista Land Rover Discovery Sport, Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Nissan Versa e Volkswagen Jetta, além da futura picape da Renault, da nova geração do QQ e de um SUV também da Chery. O BMW Série 3, o Mitsubishi Lancer e o Chery Celer, recém-nacionalizados, foram exibidos. E foi confirmado o motor flex para o futuro Audi A3 sedã, que será feito no Paraná.
 
5) Sai Neymar, entra Claudia Leitte
Neymar saiu de Audi do Salão de 2012; Claudia Leitte posou no Mercedes neste ano (Foto: Divulgação/G1)Neymar saiu de Audi do Salão de 2012; Claudia Leitte posou no Mercedes neste ano (Foto: Divulgação/G1)
Sem Neymar, que provocou alvoroço no Salão de 2012, ainda mais quando emprestou um carro ainda no Anhembi, o primeiro dia de apresentação das montadoras neste ano terminou com a Mercedes-Benz e duas celebridades: o piloto Felipe Massa, que entrou guiando o esportivo AMG GT, a estrela da marca no salão, e Claudia Leitte, patrocinada pela marca, também apareceu -mas não cantou. Também foram escalados pelas montadoras a atriz Giovanna Antonelli (Renault), os apresentadores Otaviano Costa e Rodrigo Faro, o rapper Thaíde e o ex-piloto Emerson Fittipaldi (Chevrolet). Veja fotos das musas famosas e anônimas

6) Susto
Antes e depois do 500 suspenso que despencou da estrutura no estande da Fiat no Salão de São Paulo 2014 (Foto: Alan Morici/G1)Fiat 500 Cabrio girava no estande da Fiat (à esq.) e acabou caindo (Foto: Alan Morici/G1)
Um Fiat 500 conversível caiu do suporte onde girava, a cerca de 2 metros de altura, no estande da marca, no primeiro dia de apresentações para a imprensa no salão. Ninguém se feriu -nem o carro teve danos, disse a marca. No dia seguinte, ele foi colocado de volta no suporte e, depois que a feira foi aberta ao público, voltou a girar.

7) Protesto
Ativistas do Greenpeace subiram no teto do Anhembi no dia 31/10 (Foto: Bruno Marchetti/Greenpeace)Ativistas do Greenpeace subiram no teto do Anhembi no dia 31/10 (Foto: Bruno Marchetti/Greenpeace)
A ONG Greenpeace protestou no dia da abertura oficial do evento. Durante a cerimônia, na qual estavam presentes o governador de SP, Geraldo Alckmin, e o prefeito, Fernando Haddad, um ativista exibiu um cartaz pedindo carros mais eficientes às montadoras. Mais tarde, outros ativistas subiram até o teto do Anhembi com a intenção de pendurar banners com a mesma mensagem, mas acabaram detidos. Eles prestaram depoimento na Delegacia do Anhembi e foram liberados.
 
8) Climatizadores
climatizador no anhembi (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Climatizadores no Anhembi (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A organização instalou, pela primeira vez, climatizadores nos corredores do Anhembi, para tentar amenizar o calor, que costuma ser uma das maiores reclamações dos . A situação também foi auxiliada por dias de tempo nublado e chuva em São Paulo, na segunda semana da mostra. O número final de visitantes ainda não foi divulgado.
 
9) Selfies
Internautas mandam selfies para o G1 (Foto: VC no AutoEsporte)Internautas mandam selfies para o G1 (Foto: VC no AutoEsporte)
Os visitantes aproveitaram para posar com seus carros favoritos e o G1 publicou uma galeria de selfies e fotos. A que mais apareceu foi a Ferrari 458 Speciale, única da marca no evento, que estava no estande da Fiat. Pelo segundo ano, carros de marcas luxuosas como Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, representadas no Brasil por importadoras, não tiveram estande próprio no evento. O espaço do AutoEsporte exibiu Lamborghini e Rolls Royce, entre outros.
 
10) Lustre mais caro que o carro
Exposto no Salão do Automóvel, DS 5 Faubourg Addict sai por menos do que lustre colocado acima do veículo (Foto: Caio Kenji/G1)DS 5 Faubourg Addict sai por menos do que lustre colocado acima do veículo (Foto: Caio Kenji/G1)
Um curiosidade do evento foi o lustre de cristal que adornava o espaço de um carro... e era mais caro que o próprio veículo, do segmento premium.
 
VEJA MAIS DE 400 IMAGENS EXCLUSIVAS DO SALÃO DE SP 201
4

Nenhum comentário:

Postar um comentário