Edição terminou no último domingo (9) e a próxima é só em 2016.
Evento teve 41 marcas, celebridades e 'falou' tanto inglês quanto português.
Maior evento do setor na América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo terminou no último domingo (9) e, como o evento é bienal -ele se reveza com o salão de motos, chamado Duas Rodas- a próxima edição será só em 2016. Neste ano, a feira reuniu 41 marcas e 500 veículos, com expositores de 11 países. O G1 lista abaixo 10 momentos que marcaram a 28ª edição.
1) Edição dos utilitários
Se lançamentos de peso entre carros compactos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, marcaram a edição 2012, a deste ano foi dominada pelos novos utilitários. Quase 20 modelos com esse perfil foram apresentados.
A maioria é de SUVs, com destaque para modelos que prometem brigar pelas cobiçadas primeiras posições na categoria, há anos pertencentes a Ford EcoSport e Renault Duster. Para isso, apostam em diferenciais. A Honda diz que o HR-V, por exemplo, "empresta" conforto de sedãs, com itens como freio de estacionamento com botão. A Jeep terá o Renegade com motor a diesel e a versão mais top, preparada para trilhas.
Outra tendência vista no salão é a exploração de um nicho inédito, o das picapes médias, ainda inexplorado. Fiat e Renault apresentaram conceitos para essa categoria, já que tem sido difícil tirar a liderança da Fiat Strada, entre picapes pequenas, e da Chevrolet S10, entre as grandes.
2) Mais tests drive
Em 2012, pela primeira vez, marcas promoveram test drive para o público no evento. As pioneiras foram a Audi e a Land Rover -mas, nessa última, o visitante só podia ir como passageiro. Desta vez, as duas marcas retomaram a iniciativa, ambas com opções em que o visitante podia dirigir. Também promoveram testes Toyota, Lexus e Volkswagen, em parceria com a organização da feira, e a Jeep, com os carros guiados por um instrutor.
3) 'In english please'
Pela primeira vez, metade das apresentações das montadoras para a imprensa foi total ou parcialmente em língua estrangeira (todas em inglês, exceto a Peugeot, que foi em francês).
Pela primeira vez, metade das apresentações das montadoras para a imprensa foi total ou parcialmente em língua estrangeira (todas em inglês, exceto a Peugeot, que foi em francês).
Isso se deve à presença cada vez maior de executivos das matrizes, o que reforça a importância do evento brasileiro no calendário das marcas.
Participaram do salão o presidente mundial da General Motors, Dan Ammann, e o CEO da Jeep, e Mike Manley, entre outros.
4) 'Sou brasileirooooo'
Em 2010, algumas marcas, como BMW e Suzuki, aproveitaram o salão para anunciar a construção de fábricas no Brasil. Neste ano, não houve anúncios do tipo, mas a confirmação de modelos que passarão a ser produzidos aqui.
Em 2010, algumas marcas, como BMW e Suzuki, aproveitaram o salão para anunciar a construção de fábricas no Brasil. Neste ano, não houve anúncios do tipo, mas a confirmação de modelos que passarão a ser produzidos aqui.
Entrarão para essa lista Land Rover Discovery Sport, Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Nissan Versa e Volkswagen Jetta, além da futura picape da Renault, da nova geração do QQ e de um SUV também da Chery. O BMW Série 3, o Mitsubishi Lancer e o Chery Celer, recém-nacionalizados, foram exibidos. E foi confirmado o motor flex para o futuro Audi A3 sedã, que será feito no Paraná.
5) Sai Neymar, entra Claudia Leitte
Sem Neymar, que provocou alvoroço no Salão de 2012, ainda mais quando emprestou um carro ainda no Anhembi, o primeiro dia de apresentação das montadoras neste ano terminou com a Mercedes-Benz e duas celebridades: o piloto Felipe Massa, que entrou guiando o esportivo AMG GT, a estrela da marca no salão, e Claudia Leitte, patrocinada pela marca, também apareceu -mas não cantou. Também foram escalados pelas montadoras a atriz Giovanna Antonelli (Renault), os apresentadores Otaviano Costa e Rodrigo Faro, o rapper Thaíde e o ex-piloto Emerson Fittipaldi (Chevrolet). Veja fotos das musas famosas e anônimas
6) Susto
Um Fiat 500 conversível caiu do suporte onde girava, a cerca de 2 metros de altura, no estande da marca, no primeiro dia de apresentações para a imprensa no salão. Ninguém se feriu -nem o carro teve danos, disse a marca. No dia seguinte, ele foi colocado de volta no suporte e, depois que a feira foi aberta ao público, voltou a girar.
7) Protesto
A ONG Greenpeace protestou no dia da abertura oficial do evento. Durante a cerimônia, na qual estavam presentes o governador de SP, Geraldo Alckmin, e o prefeito, Fernando Haddad, um ativista exibiu um cartaz pedindo carros mais eficientes às montadoras. Mais tarde, outros ativistas subiram até o teto do Anhembi com a intenção de pendurar banners com a mesma mensagem, mas acabaram detidos. Eles prestaram depoimento na Delegacia do Anhembi e foram liberados.
8) Climatizadores
A organização instalou, pela primeira vez, climatizadores nos corredores do Anhembi, para tentar amenizar o calor, que costuma ser uma das maiores reclamações dos . A situação também foi auxiliada por dias de tempo nublado e chuva em São Paulo, na segunda semana da mostra. O número final de visitantes ainda não foi divulgado.
9) Selfies
Os visitantes aproveitaram para posar com seus carros favoritos e o G1 publicou uma galeria de selfies e fotos. A que mais apareceu foi a Ferrari 458 Speciale, única da marca no evento, que estava no estande da Fiat. Pelo segundo ano, carros de marcas luxuosas como Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, representadas no Brasil por importadoras, não tiveram estande próprio no evento. O espaço do AutoEsporte exibiu Lamborghini e Rolls Royce, entre outros.
10) Lustre mais caro que o carro
Um curiosidade do evento foi o lustre de cristal que adornava o espaço de um carro... e era mais caro que o próprio veículo, do segmento premium.
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