27/11/2014 | domtotal.com
Segundo site turco, papa quer mais proximidade com a população de Ancara e Istambul.
ANCARA, Turquia – O papa Francisco, que nesta sexta-feira (28) iniciará sua viagem apostólica à Turquia, rejeitou o uso de um carro blindado no país. É o que informa o jornal "Daily Sabah", site de informações turco de língua inglesa. De acordo com a imprensa local, o papa teria indicado querer realizar os passeios em Ancara e Istambul com um carro Fiat Albea. As autoridades turcas, porém, teriam rejeitado o pedido, respondendo que será colocado à disposição do pontífice um carro mais condizente com seu "status". E aceitaram o pedido do Vaticano de que o carro não será blindado.
O jornal turco lembra que o papa gosta de se movimentar com carros populares, do que os "papamóveis" fechados, porque "isso permite ao pontífice um contato mais direto com as pessoas", escreve o “Daily Sabah”.
O papa Francisco visita a Turquia, primeiramente, para "fortalecer os laços de amizade, de colaboração e de diálogo com as Igrejas", e para "expressar preocupação pela situação e o futuro de tantos irmãos cristãos que vivem em situações difíceis e perseguidos".
Às vésperas da viagem do papa Francisco à Turquia, o secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin, ilustra aos microfontes do Centro Televisivo Vaticano os temas principais da viagem. Entre os temas em destaque: o diálogo inter-religioso ("será preciso denunciar a manipulação da religião e da utilização do nome de Deus para justificar a violência"), a delicada situação no Oriente Médio ("a solução deverá ser regional, compreensiva, considerando os interesses e as expectativas de cada uma das partes envolvidas") e a presença dos cristãos na Turquia e na região ("apesar das dificuldades, a Igreja católica está comprometida no diálogo com o Islã”).
A sexta viagem apostólica de papa Francisco acontece na Turquia de 28 a 30 de novembro, por ocasião da festa do apóstolo André, irmão de são Pedro.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário