Reinaldo Mesquita Castanheira, de 19 anos, vai fazer a prova pela 3ª vez.
Jovem concilia trabalho e estudo; foco é na carreira de ciências contábeis.
Reinaldo Mesquita Castanheira, de 19 anos, tem uma ajudinha extra na hora de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o Cristo Redentor. Morador da comunidade Dona Marta, do Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, quando alguma matéria "aperta" basta olhar para cima, pedir a bênção, e continuar investindo nos estudos. Pelo terceiro ano consecutivo, Reinaldo vai fazer o Enem. As provas serão neste sábado (8) e domingo (9).
"O Cristo Redentor aqui pertinho me dá uma sensação de paz, tranquilidade e segurança", diz o estudante.
Para a maioria das pessoas, a perspectiva de crescimento profissional de um jovem morador de comunidade poderia ser limitada, mas Reinaldo mostrou que “sabe o que quer e onde quer chegar”.
“Eu acho que vale da pessoa querer crescer, onde você vive, onde você mora não influencia nas minhas escolhas. A pessoa tem que querer saber o que ela quer. No meu caso, eu quero crescer, melhorar minha situação econômica e a minha vida pessoal”, contou Reinaldo.
Acredito que vou ser uma das poucas exceções de ter acesso ao estudo"
Reinaldo Mesquita
O dia a dia de Reinaldo requer muita disciplina para conseguir cumprir todas as tarefas. Conciliar as responsabilidades do trabalho como jovem aprendiz em uma agência bancária, com as aulas em um curso pré-vestibular comunitário e os estudos é desgastante. O foco nos estudos é para cursar ciências contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
“Acredito que vou ser uma das poucas exceções de ter acesso ao estudo [na comunidade Dona Marta]. Mas tenho certeza que muito mais do que isso é também quer mudar”, afirmou o jovem que sempre estudou em escolas públicas.
Incentivo da família
Filho da dona de casa Francisca e do aposentado João, Reinaldo tem todo o apoio e incentivo da família para completar os estudos e ingressar em uma universidade. “Apesar deles não terem uma base estudo boa [os pais não terminaram o ensino fundamental], por questões financeiras e problemas pessoais, o apoio deles é muito importante”.
Filho da dona de casa Francisca e do aposentado João, Reinaldo tem todo o apoio e incentivo da família para completar os estudos e ingressar em uma universidade. “Apesar deles não terem uma base estudo boa [os pais não terminaram o ensino fundamental], por questões financeiras e problemas pessoais, o apoio deles é muito importante”.
Segundo ele, a realidade da sua comunidade, que foi a primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008, também propicia um bom ambiente para os estudos. Ele contou que não convive com confrontos e homens armados.
“Essa tranquilidade com certeza também ajuda na hora de estudar. Muita coisa avançou aqui na comunidade, mas muitas coisas ainda precisam melhorar muito, como o esgoto que ainda corre a céu aberto em alguns trechos. Apesar de tudo, eu tenho orgulho de morar aqui”, contou.
Durante o percurso entre os becos e vielas do Dona Marta para chegar ao local onde Michael Jackson gravou o clipe da música "They don't care about us", em 1996, Reinaldo se mostrava íntimo com o caminho distribuía "bom dia", "olá", "como vai a senhora?" aos moradores. Mesmo sendo cria da comunidade, o jovem ainda consegue se encantar a vista lá de cima. "É muito lindo né?", repetia com orgulho de pertencer ao Dona Marta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário