segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bispo de Ilhéus BA que se casou, no seio do Pai, +11.11.2014

Falecimento do professor Antonio Lima, Dom Caetano, que foi bispo de Ilhéus 
fez parte do Concílio Vaticano II
Falecimento do professor Antonio Lima, Dom Caetano, que foi bispo de Ilhéus
Foto: Diocese de Ilhéus

Falecimento do professor Antonio Lima, Dom Caetano, que foi bispo de Ilhéus
 Falecimento do professor Antonio Lima, Dom Caetano, que foi bispo de Ilhéus
Foto: Diocese de Ilhéus
PROFESSOR LIMA prestou grande contribuição para a história cultural de Valadares
O professor Antonio Lima, Dom Caetano, que foi bispo de Ilhéus, faleceu ontem, dia 11 de novembro de 2014, aos 98 anos de idade, na cidade de Governador Valadares, MG.
Rezemos pelo seu descanso eterno e com gratidão por tudo o que fez pela cidade e diocese no período em foi bispo. Peço que todas as paróquias e comunidades apliquem uma santa missa em seu sufrágio.
Deus abençoe.
Dom Mauro
Ampliar foto
FOTO: Jack Zalcman
Foto por ocasião 90 anos
Morreu na madrugada desta quarta-feira,11, aos 98 anos, o professor, escritor e membro da Academia Valadarense de Letras (AVL) Antônio Lima dos Santos. Também conhecido como professor Lima, ele tinha câncer no pulmão. O velório foi nesta quarta-feira, na Capela de Santo Antônio. No mesmo dia, às 16h, foi celebrada a Missa de Corpo Presente, na Catedral de Santo Antônio, seguida do sepultamento, às 17h. Lima foi colunista no DIÁRIO DO RIO DOCE por mais de 30 anos, e sua vida foi uma grande contribuição para a história cultural de Governador Valadares.

O professor Lima nasceu no ano de 1916 em Altamira, distrito de Conde (BA). Ele era doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, além de ter cursado Teologia na Ordem dos Frades Capuchinhos no Collegio Internazionale S. Lorenzo da Brindisi, em Roma. Na capital, ele foi um dos padres conciliares do Vaticano II. Além disso, o escritor e conferencista era poliglota e tradutor de obras do Inglês, Italiano e do Latim.

“Ele já era bispo quando conheceu a freira Maria Vilas Boas de Almeida e por ela se apaixonou”, explicou a presidente da AVL, Maria Cinira dos Santos Netto. De acordo com ela, Lima abandonou a batina e, com permissão do papa, obteve autorização para se casar. “Ele era um homem de profunda formação religiosa e possuidor de grande cultura”, assegurou a presidente.

Antônio Lima também era escritor e possui várias obras publicadas, todas voltadas para as relações familiares, autoestima ou religião. Ao todo foram 15 livros publicados, dentre eles: “Filosofando com o Mestre”; “O Santo Rosário e Suas Glórias”; “Jesus e o Verbo Encarnado”; “Sugestões e Apelos para uma Vida em Plenitude - Em busca da Felicidade através do Ioga” e “O Sucesso através do Desenvolvimento Integral da Personalidade”.

Dentre seus grandes feitos, o professor fundou e era membro da Academia de Letras de Ilhéus (BA), foi bispo da Diocese de Ilhéus e cofundador da Universidade de Direito de Ilhéus. Já em Valadares, foi cidadão honorário e deu aulas de Filosofia na Fadivale durante muitos anos. Fundou escolas de Inglês e Espanhol em Governador Valadares, Ipatinga e Resplendor.

“Junto com a esposa ele criou a Fundação MariAn, para qualificar pessoas que se dedicam aos afazeres do lar e às prendas domésticas. A escola foi reconhecida como de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal”, lembrou Cinira. Membro da Academia desde 2006, ele ocupava a cadeira de número 8, que tem como patrono a poetisa Cecília Meireles. Antônio também escrevia a cada 15 dias para o DRD; seus textos eram publicados às terças-feiras, há mais de 30 anos.

por KESSY ALMEIDA  kessy@drd.com.br Fale com a reportagem

GOVERNADOR VALADARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário