domingo, 22 de fevereiro de 2015

Delegação dos EUA encontra Cardeal Ortega, em Havana

Rádio Vaticana
Havana (RV) – Uma delegação de congressistas democratas dos Estados Unidos, liderada por Nancy Pelosi, reuniu-se na última quinta-feira com o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino e com deputados da Assembleia Nacional, concluindo uma visita oficial de três dias a Cuba. A última reunião em Havana foi com o Vice-Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Em um comunicado, a líder democrata informou que o Cardeal Ortega “expressou otimismo sobre as medidas adotadas pelo Presidente Obama e por Raúl Castro para a normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba”. Após o encontro com o purpurado, continuou, “nos reunimos com líderes da sociedade civil, como empresários, artistas, líderes religiosos”.
“Nos comprometemos com um diálogo construtivo sobre o futuro de nossos países e falamos em como poderíamos trabalhar juntos na agricultura, na biotecnologia e com a pequena empresa, para nosso mútuo benefício, afirmou Nancy Pelosi. Todos os participantes na reunião foram concordes em afirmar que um passo importante até a normalização é o estabelecimento de relações diplomáticas formais”.
“O Vice-Presidente Díaz-Canel – afirmou – pediu o levantamento do embargo e a eliminação de Cuba da lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo”. Outrossim, para os membros da missão, a agricultura e as telecomunicações são as áreas em que primordialmente pode-se desenvolver o comércio bilateral entre os dois países.
Pelosi liderou a primeira Delegação da Câmara de Representantes estadunidenses que viaja à Ilha desde o anúncio, em dezembro, do restabelecimento das relações entre ambos países, uma visita em que se reuniu com o Chanceler cubano, Bruno Rodríguez e a Chefe das negociações, Josefina Vidal, assim como o Cardeal Ortega.
A visita da delegação à Havana realiza-se uma semana antes da rodada de negociações entre os representantes dos dois países para o restabelecimento de relações diplomáticas, a ser realizada em Washington no próximo dia 27. A abertura das respectivas embaixadas será o tema central do encontro. (ZENIT/JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário