segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sem-Terra bloqueiam BR-020 no DF com pneus e galhos por 40 min

Manifestantes deixaram via após conseguir marcar uma reunião com Incra.

Às 7h, trânsito estava liberado nos dois sentidos da via; ninguém foi preso.

Do G1 DF

Trecho da BR-020 alvo de protesto do Movimento dos Sem Terra nesta segunda (Foto: TV Globo/Reprodução)Trecho da BR-020 alvo de protesto do Movimento dos Sem Terra nesta segunda (Foto: TV Globo/Reprodução)
Integrantes do Movimento dos Sem Terra bloquearam por 40 minutos no início da manhã desta segunda-feira (9) os dois sentidos da BR-020 na altura de Planaltina, no Distrito Federal. O grupo ateou fogo em galhos de árvores e pneus para interromper o fluxo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes deixaram a via após conseguir marcar uma reunião com o Incra e com o governo local, para as 10h. Ninguém foi preso.
Por volta de 7h, ainda havia lentidão nos dois sentidos da via. A corporação dava suporte ao Corpo de Bombeiros no trabalho de limpeza e disse não ser possível estimar a extensão do congestionamento. A barricada foi montada na altura da Pousada Alfama.
Sem-Teto
O governo informou que, na manhã desta segunda, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, se reúne com representantes da Codhab e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano para discutir as demandas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.
No sábado, o grupo invadiu, seis terrenos invadidos no início do fim de semana. As áreas ocupadas ficam em Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Ceilândia – perto do novo centro administrativo do governo local. 
"Algumas questões são mais simples de cumprir. Outras terão que passar por uma avaliação governamental, uma vez que o Distrito Federal está em fase de reordenamento de contas para sanar as questões financeiras que são de conhecimento de todos", afirmou o gestor.
O MTST disse reivindicar uma política habitacional definitiva para 2,6 mil famílias, incluindo moradia popular e serviços públicos de qualidade. A primeira reunião entre as partes ocorreu ainda no sábado. A próxima está marcada para terça-feira.
"Esta é uma mesa de negociação totalmente compartilhada; não há dois lados em conflito, mas um grupo que quer chegar ao consenso", disse o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro.
Em Taguatinga, a invasão ocorreu em um terreno da QSB 12/13. O grupo usou galhos de árvores e pedaços de bambu para montar barracas de lona. As vias de acesso ao local foram fechadas pela PM.
MTST invade terreno no Recanto das Emas, no DF, onde funcionaria o projeto 'Cidade dos meninos' (Foto: TV Globo/Reprodução)MTST invade terreno no Recanto das Emas, no DF, onde
funcionaria o projeto 'Cidade dos meninos'
(Foto: TV Globo/Reprodução)
Em Brazlândia, o terreno invadido fica ao lago da BR-251, e a polícia tentou negociar com o grupo a desocupação. No Recanto das Emas, 242 pessoas ocuparam um prédio que estava abandonado desde 2009, depois da suspensão da obra. O espaço abrigaria a “Cidade dos meninos”, projeto social e educacional do GDF que não chegou a ser implantado.
Em Planaltina, a invasão ocorreu ao lado do condomínio Estância Mestre D’Armas 5. Em Samambaia, a ocupação foi na quadra 217.
Ocupação e derrubada
Nesta sexta, o GDF começou a retirada de entulho e a construção de uma cerca no Setor Sol Nascente, em Ceilândia. O local foi alvo de uma operação de derrubada de 363 construções irregulares nos dois dias anteriores. Os invasores chegaram a montar barricadas, agredir jornalistas e queimar ônibus durante a ação.
Policiais militares vão passar o fim de semana monitorando o local para evitar o retorno dos invasores. Com 60 mil moradores, o Sol Nascente está localizado a 35 quilômetros do centro de Brasília e é a maior ocupação irregular do DF. A região tem altos índices de violência e sofre com falta de infraestrutura, ruas sem asfalto e falta de escolas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário