quinta-feira, 4 de junho de 2015

Aposentado morre aos 101 anos um mês após esposa deixar o hospital

Mulher, de 102, ainda se recupera em casa e não vai ao enterro do marido.
Eles tinham 75 anos de união; Pedro Osório ajudou a projetar Goiânia.

Sílvio TúlioDo G1 GO

Pedro Osório Cruvinel morreu aos 101 anos, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Pedro Osório Cruvinel morreu aos 101 anos
(Foto: Reprodução/Facebook)
O aposentado Pedro Osório Cruvinel, de 101 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (4), em Goiânia. Segundo a família, ele estava internado havia uma semana no Hospital Santa Helena, mesma unidade da qual a esposa dele, Geralda do Espírito Santo Osório, de 102, recebeu alta há 30 dias. Ambos tiveram problemas pulmonares, mas Pedro não resistiu.
A aposentada Hercília Osório Maroclo, de 73 anos, herdeira mais velha do casal - que tem outros cinco filhos, 19 netos e 20 bisnetos - disse que o pai acompanhou todo o período de internação da esposa, que durou 56 dias.
"Meu pai não aguentou o tranco. Eles eram muito ligados e quando mamãe estava internada, ele baqueou, ficou debilitado e com a imunidade muito baixa. Ele piorou com certeza por causa dela. O amor e a união deles era muito forte", disse ao G1.
Nascido em Paracatu, interior de Minas Gerais, Pedro foi pioneiro na história de Goiânia. Como desenhista cartográfico, ajudou a traçar os primeiros bairros da capital.
Em novembro do ano passado, a famíliaorganizou uma cerimônia para comemorar os 75 anos de união dos dois. As "bodas de brilhantes” ocorreram em uma igreja de Goiânia com direito até a uma nova troca de alianças.
O corpo de Pedro Osório está sendo velado no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia, onde será sepultado às 17 horas.
Como ainda se recupera em casa, Geralda não foi liberada para acompanhar o sepultamento, mas fez um pedido especial para a família. "Ela já fez uma recomendação para que ele seja enterrado junto com uma bandeira do Flamengo, time pelo qual era fanático", revela Hercília.
Casal centenário faz cerimônia para comemorar 75 anos de união em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Pedro e Geralda na cerimônia para comemorar 75 anos de casados (Foto: Reprodução/TV Anhanguera
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário