Depois de 6 semanas de trabalhos, concluiu-se no dia 3 de Outubro o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos, em Roma. O tema do Capítulo era “Discípulos missionários combonianos, chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje”. O documento final, aprovado pelos capitulares, encontra-se em fase de revisão, antes da sua publicação, e entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2016.
Os documentos inspiradores do Capítulo foram, de modo especial, a Exortação apostólica Evangelii gaudium e a Carta encíclica Laudato si’, ambos do Papa Francisco. A visão de missão e os estímulos à evangelização do magistério do Papa influenciaram a reflexão e as conclusões dos combonianos capitulares, de modo especial, nas questões relevantes da actualidade relacionadas com a justiça, a paz e o ambiente.
Os Combonianos querem ser um instituto missionário “em saída”, sempre mais atento e próximo dos últimos, dos mais pobres. A questão da “ecologia integral”, social e ambiental, e os cuidados com a Terra tornaram-se centrais na programação das actividades para os próximos 6 anos.
Em conversa com a Rádio Vaticano o P. Arlindo Pinto, a trabalhar na Cúria geral, em Roma, na coordenação das actividades dos Combonianos no âmbito da Justiça, Paz, Integridade da Criação (JPIC) ilustra-nos esse empenho do Instituto em várias partes do mundo (África, América Latina, Europa) e em rede com outras Congregações e organismos da sociedade civil.
Ouça-o na rubrica "África Golbal"
Os delegados capitulares foram recebidos pelo Papa Francisco, no dia 1 de Outubro. Depois da leitura do discurso dirigido aos missionários combonianos presentes na sala Clementina, no Vaticano, o Papa Francisco disse: “E antes de dar a bênção, gostaria de dizer-vos uma coisa que não está aqui escrita, mas é uma coisa que sinto: eu sempre, sempre, tive uma grande admiração por vós, pelo trabalho que realizais, pelos riscos que enfrentais... Senti sempre esta grande admiração. Obrigado.”
Na foto: da esquerda para a direita: Os combonianos P. Dario Bossi e Ir. Antonio Soffientini oferecem ao Papa, uma foto e uma T-shirt das actividades de “Justiça nos Trilhos” em Pequiá de Baixo, no Brasil.
(DA com P. Arlindo Pinto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário