quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Livros mostram ganância e corrupção no Vaticano

Duas publicações são baseadas em documentos da Santa Sé. 
Pode ser um dos maiores escândalos internos da igreja católica.

Ilze ScampariniRoma, Itália

tópicos:
Novos escândalos do Vaticano estarão em dois livros que serão lançados nesta quinta-feira (5). As publicações de jornalistas italianos são baseadas em documentos da Santa Sé e mostram a ganância e a corrupção de alguns integrantes da igreja católica.
Os livros já estão provocando muita tensão dentro e fora dos muros sagrados. Algumas antecipações estão sendo divulgadas pelos jornais italianos. Autor do livro “Avareza” (em tradução literal), o jornalista Emiliano Fitipaldi revela, por exemplo, as despesas do cardeal australiano George Pell, que foi escolhido pelo Papa Francisco para moralizar a economia vaticana: 70 mil euros por mês. Segundo o livro, George Pell viaja só em primeira classe, até para voos de uma hora de duração. Além das roupas sob medida, muito caras, dos móveis e outras despesas.
Através de documentos que teriam sido roubados pelo monsenhor espanhol
Lucio Vallejo Balda, que está preso, e a sua protegida, Francesca Chaoquì, o jornalista também denuncia o desvio de quase 400 milhões de euros que deveriam ter sido usados para a caridade, mas que cobriram os gastos da Cúria Romana, inclusive a reforma do apartamento do cardeal Tarcisio Bertone, que foi secretário de estado de Bento XVI. Emiliano deixa claro que o Papa Francisco não sabia de nada.

A polícia do Vaticano continua procurando possíveis espiões no caso “Vatileaks II”. Até hackers podem ter ajudado a violar os computadores que continham os documentos secretos vazados para a imprensa.

veja também

Um comentário: