Rádio Vaticana
Paris (RV) - A 21ª Conferência sobre o clima em Paris terá a duração de mais 24 horas. O encerramento estava previsto para esta sexta-feira, mas será concluída amanhã, sábado com a assinatura do acordo final. No novo esboço estaria o compromisso de reduzir as emissões para a diminuição do aquecimento global de cerca 2 graus.
Até o momento, no esboço do acordo da Conferência da ONU para o Clima falta uma solução definitiva sobre três questões cruciais: a diferenciação, os financiamentos e a ambição. O texto em discussão no entanto já alcançou um ponto central, que define o aumento de temperatura em relação ao período pré-industrial. É uma formulação intermediária, que fala em permanecer bem abaixo dos 2 graus para reduzir os riscos e impactos das mudanças climáticas. Fixada para 2023 a data da primeira revisão dos compromissos nacionais.
O parênteses mais importante a ser definido é sobre o financiamento climático, com duas opções em aberto sobre a compensação por danos irreversíveis e imigração forçada.
Em um colóquio por telefone Barack Obama e François Hollande reafirmaram a vontade de um acordo ambicioso e de longa duração. Organizações não-governamentais intensificaram seus apelos para o reconhecimento dos países mais vulneráveis e o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon disse que está confiante de que vai se chegar a um acordo universal sobre a mudança climática, que - acrescentou - vai tornar a vida dos seres humanos mais saudável e mais próspera. (SP)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário