Gerson Camarotti, da GloboNews: Planalto identifica
 forte erosão ...goias24horas.com.br
Depois de criticar a política econômica em sua passagem por Brasília, o ex-presidente Lula está reunido neste momento em São Paulo com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e lideranças políticas, como o presidente do PT, Rui Falcão, o líder do PT na Câmara, Afonso Florence, o líder do governo no Senado, Humberto Costa, além de políticos próximos, como o ex-ministro Walfrido Mares Guia e integrantes do Instituto Lula, como sua assessora Clara Ant.

Barbosa foi chamado para explicar a política fiscal para o ano de 2016. Como revelou o Blogmais cedo, Lula chegou a chamar uma reunião emergencial com os aliados. Diante da divulgação da informação, a estratégia foi esvaziar o caráter de urgência do encontro e diluir a reunião, que acabou virando uma conversa reservada com alguns petistas mais próximos. Ao Blog, petistas demonstraram apreensão com novos fatos que poderiam agravar a situação do ex-presidente, que é alvo de várias investigações. Promotores de São Paulo denunciaram Lula por ocultação de patrimônio no caso do triplex no Guarujá (SP).
Blog apurou que Lula deixou Brasília extremamente preocupado com os rumos do governo da presidente Dilma Rousseff e com sua própria situação. Apesar de ter negado a intenção de assumir um ministério, esse é um cenário que não foi descartado pelo ex-presidente. 

Lula foi alertado também que poderá ter mandado de prisão para ele em uma nova fase da Operação Lava Jato, que pode ser precipitada com os últimos acontecimentos e novas delações.   

Por fim, Lula deixou Brasília preocupado com o PMDB. Ele recebeu relatos de que até mesmo a ala do partido no Senado, considerada mais governista, já começa a dar sinais de abandonar o barco, deixando Dilma à própria sorte.