quarta-feira, 13 de abril de 2016

O Papa e o C9 delineiam o perfil dos futuros bispos

Continuam os trabalhos aprofundando a reforma da Cúria Romana. Os responsáveis de Economia e da comissão de Tutela dos Menores informaram sobre o trabalho dos últimos meses

Federico Lombardi chief of Holy See press office
ZENIT
Termina hoje a 14ª reunião do Pontífice com o Conselho dos nove cardeais. Entre outros temas, o perfil dos futuros bispos.
Em coletiva à imprensa o Pe. Federico Lombardi destacou que “grande parte da reunião foi dedicada a aprofundamentos sobre os vários dicastérios da Cúria, já objeto de reflexão nas anteriores reuniões, tendo em vista a nova Constituição Apostólica”.
Lombardi também afirmou que foram tratados os critérios para nomear os novos bispos e o significado e papel dos núncios apostólicos.
Questionado por ZENIT, se a ideia de uma Igreja em saída querida por Francisco, entrará no perfil o porta-voz do Vaticano destacou que “de tudo o que o Papa falou tantas vezes, dá para se fazer uma ideia também sobre as expectativas com que o Papa vê o ministério pastoral”.
Também, nessa reunião, foram relidos os textos finais sobre a criação dos dois futuros dicastérios, falados anteriormente. Por um lado está “Leigos, família e vida” e por outro “Justiça, Paz, Migrações”, que são também a pastoral da Caridade e a Pastoral da Saúde.
Este documento “foi entregue ao Santo Padre para que tome as suas decisões”, disse o porta-voz.
Lombardi concluiu a coletiva de imprensa recordando que as próximas reuniões do C9 serão nos dias 6-7-8 de junho; 12-13-14 de setembro; e 12-13-14 de dezembro.
Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário