quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sínodo: reunião no Vaticano sob revisão

Regulamentações. Escolhidos os temas para a próxima assembleia
In this picture provided by the Vatican newspaper L'Osservatore Romano, Pope Francis leading extraordinary Synod of bishops on the family, Vatican,  6 October 2014. Catholic bishops were coming together for a two-week Synod in order to discuss church stances on family-related issues such as marriage, divorce, homosexuality, contraceptives and premarital sex.
ANSA/L'OSSERVATORE ROMANO - EDITORIAL USE ONLY -
PHOTO.VA - OSSERVATORE ROMANO
Nos dias 18 e 19 de abril foi realizada a primeira reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo, presidido pelo Papa.
Os trabalhos – informa um comunicado vaticano – começaram com a intervenção do Secretário-Geral, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, que em sua saudação agradeceu ao Santo Padre por sua presença e pela recente publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. Palavras que tiveram a adesão de todos os Membros do Conselho testemunhando a ampla acolhida recebida pelo Documento por parte das Igrejas particulares de todo o mundo.
Em seguida, foram tidos em consideração os resultados da consulta promovida para identificar o tema da próxima Assembleia Geral Ordinária junto aos dicastérios da Cúria Romana, as conferências episcopais, as Igrejas orientais e a União dos Superiores Gerais.
Depois de muito debate, explica a nota, foram identificadas algumas propostas de temas para submeter ao Santo Padre para a sua avaliação. Finalmente, os membros do Conselho debateram sobre a revisão do Ordo Synodi Episcoporum, último ponto da ordem do dia.
A este respeito, Mons. Fabio Fabene, subsecretário do Sínodo dos Bispos, apresentou um relatório sobre o seminário de estudo especialmente organizado pela Secretaria Geral, depois do discurso pronunciado pelo Papa no 17 de outubro de 2015. Os membros do Conselho aprofundaram o tema dividindo-os em Círculos menores e, por fim, apresentaram em sessão plenária um relatório sobre os trabalhos realizados.
A partir dos relatórios dos grupos emergiu que a valorização da sinodalidade e da colegialidade deve sempre conjugar-se com o exercício do ministério do Bispo de Roma, a fim de unir primado, colegialidade e sinodalidade. Concluindo os trabalhos, o Papa Francisco agradeceu os membros do Conselho pela sua contribuição e pelo espírito de comunhão fraterno vivido durante a reunião. Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário