Quixeramobim. Um padre desta cidade do Sertão Central do estado confessou ter mantido uma relação com uma adolescente de 15 anos. A menina está grávida e o religioso pode ser o pai da criança. Ele foi afastado da igreja e a Polícia vai apurar o caso para saber se houve algum crime.
A questão polêmica envolve Vitoriano Campos Ambrósio, 41 anos. Ele teria conhecido a garota em 2014, durante o concurso de rainha da Paróquia de São Francisco, no bairro Maravilha. Segundo fieis que conversaram com a reportagem, o padre já estava na paróquia há cerca de dois anos.
O Diário Sertão Central conversou por telefone, com exclusividade, com Vitoriano, que confirmou o caso. “Perante a igreja eu reconheço o meu erro, mas agora, tenho que assumir minhas responsabilidades. Estou disposto a assumir minha nova vida”, disse em entrevista concedia na manhã desta quarta-feira (25).
Depois de saber da gravidez da moça, o ex-padre disse que ele mesmo procurou o bispo da Diocese, Dom Ângelo Pignoli, para comunicar o que tinha ocorrido. A reportagem não conseguiu contato com a família da menina para confirmar as afirmações.
O vigário-geral da Diocese de Quixadá, Pe. Antônio Eronildo de Oliveira, disse assim que recebeu a notícia, o bispo procurou a família. “Ele viajou até Quixeramobim para conversar com a menina e a família e também recebeu familiares na Diocese”. Pe. Eronildo afirmou que Dom Ângelo se desculpou pelo episódio, em nome da igreja, e que vai prestar toda a assistência durante a gestação.
Moradores do bairro disseram que Dom Ângelo esteve na Paróquia onde Vitoriano celebrava missas no último final de semana, e conversou com a comunidade. A família da adolescente era envolvida em ações da paróquia.
Afastado
Vitoriano foi imediatamente afastado das funções religiosas pelo bispo da Diocese. Como ex-padre, está proibido de celebrar missas, batizados e conceder sacramentos, como crisma e casamento. Até a manhã desta quarta-feira (25), no entanto, o nome dele ainda aparecia na relação de párocos da igreja.
Nos próximos dias, Dom Ângelo Pignoli deve encaminhar ao Vaticano o pedido do processo de laicização, veredicto concedido pela alta cúpula da Santa Sé, onde ele perde o estado clerical e torna-se oficialmente laico. O ex-padre está no Centro de Pastoral da Diocese, onde deve ficar por mais algumas semanas. “O bispo tem sido um pai pra mim, mas eu devo ficar até uma ou duas semanas, no máximo! É uma nova vida longe da igreja”.
Vitoriano disse estar bem e desmentiu os boatos de que teria fugido de Quixeramobim, e que estaria se negando a prestar apoio à adolescente. “Não houve nada disso. Eu mesmo a procurei, disse que iria assumir a responsabilidade. Espero estar pronto para exercer essa nova função”.
Investigação
O delegado titular da Delegacia Municipal de Polícia Civil de Quixeramobim, Salviano de Pádua, pediu que o Conselho Tutelar da cidade faça um relatório sobre o caso. “Com base nesse documento, vou abrir um inquérito policial, porque a menina é menor, e ouvir as partes envolvidas”, disse o Delegado. O Conselho Tutelar já começou a ouvir os envolvidos ainda nesta quarta, mas a constatação da existência de crimes, só poderá ser esclarecida ao final da elaboração do relatório, por parte do delegado.
Na próxima segunda-feira (30), o documento deverá ser entregue ao Delegado, com cópia ao Ministério Público e ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que deverá dispor do auxílio social e psicológico para a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário