Lisboa (RV) – O Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, saudou a vitória da seleção de futebol na Eurocopa 2016, celebrada por milhares de pessoas nas ruas de Portugal.
“Tudo isto nos faz bem, faz bem à nossa alma portuguesa”, referiu o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em declarações ao Patriarcado de Lisboa.
O Patriarca destacou que o resultado da seleção se deveu “muito” ao trabalho do seu treinador, Fernando Santos, “com a sua serenidade, com a sua consistência pessoal e também psicológica”.
O Cardeal português aludiu ainda ao “valor simbólico” do mundo do desporto e ao “sentido de representação” das equipes nacionais. “Numa equipe ou em outras competições, vai um povo inteiro, é uma maneira de escoar sentimentos que vêm de cima, exatamente esses que fazem de nós um povo”, afirmou.
O presidente da CEP elogiou o esforço de todos os jogadores, quase “sobre-humano”, com elevado grau de exigência “física” e “psíquica”.
Condecoração
A seleção portuguesa de futebol foi recebida em festa na cidade de Lisboa, depois de no domingo ter obtido um resultado inédito no futebol, ao conquistar o Campeonato da Europa com uma vitória por 1-0 sobre a França, em Paris.
A comitiva da seleção portuguesa de futebol foi recebida pelo Presidente da República no Palácio de Belém. "O dia de hoje não é igual ao de ontem. Para muitos parece que sim, ganhou-se o campeonato da Europa, continuam os problemas econômicos, sociais, políticos e culturais. Há uma diferença, a diferença foi o vosso exemplo", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.
Os membros da seleção serão condecorados com a Ordem do Mérito, grau de comendador.
(BF/Ecclesia)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário