Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o quadro semanal “Nova Evangelização e Concílio Vaticano II” traz hoje a participação do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que estará conosco estes dias neste espaço de formação e aprofundamento. Nosso convidado nos trará um pouco da caminhada desta Igreja particular piauiense na esteira do Vaticano II.
À frente desta Igreja particular há exatos cinco anos, Dom Jacinto diz ter encontrado na Arquidiocese de Teresina uma Igreja a caminho, renovada, muito participativa. Diz ainda tratar-se da arquidiocese mais católica do Brasil, apontando um dado particularmente interessante: “o Piauí é o estado mais católico do Brasil, com 82%, 86% de católicos, chegando em certos municípios a ter mais de 90%”, ressalta.
“Não é uma Igreja tão devocional, é uma Igreja que está muito ligada ao eclesial, à Palavra, ao serviço da caridade”, afirma Dom Jacinto, acrescentando que “a Arquidiocese de Teresina tem uma gama muito grande de trabalhos em favor dos pobres, das pessoas mais carentes”.
Trata-se de uma Igreja “presente nesses ambientes como Samaritana, lá onde a dor e as feridas de Cristo estão expostas”, destaca ainda – citando palavras do Papa Francisco –, sendo uma Igreja em saída. Vamos ouvir (ouça clicando acima).
(RL)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário